• DECO PROteste apela aos consumidores para juntarem rolhas de cortiça
  • 50 rolhas valem uma árvore autóctone plantada
  • DECO PROteste planta as primeiras 5.000 árvores

Hoje, 25 de setembro, Dia Nacional da Sustentabilidade, a DECO PROteste inicia uma ambiciosa campanha de reflorestação das zonas afetadas pelos incêndios em 2025. O objetivo é plantar 10.000 árvores autóctones em zonas de Portugal fortemente afetadas pelos incêndios deste ano.

Contribuir é simples: basta juntar e enviar rolhas de cortiça para as instalações da DECO PROteste. Graças à parceria com o programa Green Cork, da associação ambientalista Quercus, por cada 50 rolhas entregues, será plantada uma árvore. Para que os consumidores possam acompanhar o progresso da campanha, a DECO PROteste irá disponibilizar uma página na internet com um contador de árvores atualizado.

A organização de defesa do consumidor lança assim o desafio a todos os portugueses para, em conjunto, alcançarem as 10.000 árvores até ao final do ano. A DECO PROteste dá o mote, comprometendo-se desde já com a plantação de metade, cerca de 5.000 árvores.

"Queremos transformar um dia simbólico numa ação concreta e duradoura", afirma Mariana Ludovino, porta-voz da DECO PROteste. "Esta campanha mostra que a sustentabilidade é um esforço coletivo. Ao dar uma nova vida às rolhas de cortiça, estamos a dar a oportunidade a cada consumidor de ser um agente ativo na recuperação das nossas florestas depois dos dramáticos incêndios deste ano. A plantação de árvores contribui para a recuperação de um território muito impactado pelos incêndios, quer para melhorar os terrenos e a água, mas também o ar, já que as árvores jovens e em crescimento são sumidouros de carbono.“

A organização sublinha a importância da missão da DECO PROteste em promover escolhas responsáveis, que devem ser a base de uma vida com hábitos mais sustentáveis.

Recorde-se que a DECO PROteste foi a responsável, em 2023, pela implementação do Dia Nacional da Sustentabilidade em Portugal.

 

Deco PROteste