ECONOMIA
Avaliação bancária das casas dispara e atinge os 1.144 euros por m2 em novembro
A trajetória ascendente na avaliação bancária das casas coloca o preço do metro quadrado (m2) nos 1.144 euros.
Portugal e Espanha mantêm regras de acesso à pesca em águas de cada um destes países até novo acordo
Os pescadores entram em 2018 sem verem aprovado o novo Acordo Bilateral das Pescas entre Portugal e Espanha, mas o Ministério do Mar garante que até à aprovação do documento se mantêm as regras do anterior, que caducou no final de 2017.
Preço da luz aumenta em média 2,5% em 2018 para quatro milhões de pessoas
A fatura da luz vai, afinal, aumentar em 2018 para a maioria dos portugueses. Depois do regulador do setor, a ERSE, ter anunciado a descida em 0,2% do preço do mercado regulado, a EDP Comercial anunciou agora que as tarifas do mercado livre vão subir, em média, 2,5%.
IMI pode ser reduzido nas autarquias em rutura financeira
O Orçamento do Estado para 2018 (OE2018) traz mais mudanças no que toca ao Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI).
Preço das casas vai continuar a subir em 2018
O mercado imobiliário nacional está ao rubro: comprar casa é 10,4% mais caro que no ano passado, mas as vendas dispararam 23%. O Barómetro Imobiliário da Associação dos Profissionais e Empresas de Mediação Imobiliária (APEMIP) de novembro vem confirmar a tendência de crescimento: os preços dos imóveis vão continuar a subir em 2018.
Prestação da casa desce este mês para a maioria dos portugueses
Os portugueses com crédito à habitação indexado à Euribor a seis meses – a mais usada no país – vão voltar a pagar menos de prestação da casa este mês.