ECONOMIA
Avaliação bancária das casas aumentou 5% em 2017
O valor médio da avaliação bancária das casas, realizada no âmbito de pedidos de crédito à habitação, subiu para 1.150 euros por metro quadrado (m2) em dezembro, mais seis euros que no mês anterior.
Valor médio de avaliação bancária volta a subir em dezembro para 1.150 euros/m2
O valor médio de avaliação bancária em Portugal aumentou em dezembro 0,5% face a novembro e 4,5% em termos homólogos, para 1.150 euros por metro quadrado (m2), divulgou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE).
Bancos antecipam aumento da procura de crédito à habitação...
E parece que a corrida ao financiamento bancário vai mesmo continuar. A maioria dos bancos antecipa um aumento da procura de crédito à habitação e ao consumo até março deste ano, depois de já terem verificado esta tendência no final de 2017, segundo o Inquérito sobre o Mercado de Crédito do Banco de Portugal (BdP), no qual participaram cinco bancos.
Preços das casas devem crescer 5% ao ano até 2019
Sim, comprar casa está mais caro. E a tendência deve manter-se nos próximos tempos. Esta é, pelo menos, a previsão da agência de notação financeira Fitch, que estima que os preços das casas em Portugal subam cerca de 5% em 2018 e 2019.
Bancários terão de fazer uma formação para dar crédito à habitação
Ano novo vida nova. Pelo menos no que diz respeito à concessão de crédito à habitação.
Novas regras obrigam Crédito Agrícola a aumentar spread da casa
As facilidades de acesso ao crédito à habitação têm sido acompanhadas pela descida sucessiva dos spreads. Ainda assim, e já no início deste ano, o Crédito Agrícola subiu a margem mínima cobrada nos empréstimos para a compra de casa. Uma alteração relacionada com a entrada em vigor das novas regras do crédito hipotecário.