Foi em clima de grande participação e com mais uma casa cheia, que dia 26, em Estoi, a coligação Unidos por Faro, deu por encerradas as apresentações dos seus candidatos às Juntas de Freguesia.

A última paragem deste roteiro foi na histórica aldeia de Estoi, no Largo do Pé da Cruz, que se encheu de apoiantes, representantes das colectividades locais e curiosos, que não arredaram pé até conhecerem a candidata de quem todos falam, a independente Patrícia Cadete.

Casada e com 2 filhos, a candidata desenvolve com sucesso diversos projectos profissionais na freguesia (nas áreas dos seguros e ATL), mas entende que agora “é hora de dedicar mais tempo à vida da nossa freguesia; com vontade de mudar, de ouvir e de fazer o melhor possível para trazer estas terras para um novo ciclo de desenvolvimento”.

De discurso desassombrado, Patrícia Cadete representa uma lufada de ar fresco nesta eleição na qual quer participar “falando sempre a verdade” e “sem prometer nada que não consiga fazer” porque, assegura, “os habitantes de Conceição e Estoi merecem que lhes falemos sempre a verdade”.

Para a Junta de Freguesia, o grande objectivo é “fazer com que esta trabalhe em rede: com a Câmara, com as outras juntas do concelho, com as colectividades locais e com os grupos informais de cidadãos”.

Na verdade, a aposta é “numa União das Freguesias mais próxima das pessoas, mais dinâmica, mais moderna, mais flexível”. E para isso, continuou, é preciso “valorizar as suas tradições e dar mais projeção à juventude.”

Sobre as melhorias operadas pelo Município no espaço público, Patrícia Cadete reconheceu a evolução “sobretudo nas ligações rodoviárias e na qualidade do ambiente” mas agora, advertiu, “é preciso potenciar o que temos e com isso criar novas oportunidades para todos”.

E deu como exemplo negativo o Polidesportivo da Conceição. Inaugurado em 2018, este equipamento foi entregue à Junta após um investimento da Câmara na sua construção de aproximadamente 300 mil euros. Tristemente, este equipamento encontra-se sem utilização e apresenta já sinais de desgaste. E por isso, diz a candidata, “connosco esse e outros equipamentos serão potenciados, dinamizados e colocados à disposição da população jovem. Como queremos fixar mais juventude se não dinamizarmos os equipamentos desportivos? Como queremos dinâmica desportiva, se a Junta não tem uma política de eventos nem apoia as associações na sua organização? A pandemia não pode justificar tudo…!”

Patrícia Cadete prometeu ainda fazer diferente em diversas outras matérias, como a assistência social e por isso quer “desenvolver um programa de voluntariado para levar mais auxílio às pessoas.”

E a propósito do apoio dado em situação de pandemia, a cabeça-de-lista entende que a junta prestou um mau serviço ao encerrar as suas portas nos momentos de maior dificuldade e incerteza: “a junta tem que estar sempre de portas abertas, ao lado da população. As pessoas não precisam de uma junta de freguesia que não abre as suas portas quando as pessoas mais precisam de apoio. Se vencermos a eleição do próximo dia 26 de Setembro, faremos diferente”, garantiu.

Quanto à questão da desagregação das freguesias, a candidata reconheceu que essa parece ser uma vontade da maioria e promete não fugir à questão: “no que depende de nós, podem contar com todo o nosso apoio e determinação. Não podemos é fechar os olhos e justificar todos os problemas com a agregação das duas freguesias. Isso não pode servir de desculpa para a falta de trabalho. Estaremos ao lado da população para fazermos valer os direitos e a vontade democrática da maioria, mas não ficaremos à espera disso para resolver os problemas de todos.”

Assim falou Patrícia Cadete, na última de duas sessões na freguesia, que serviram também para apresentar a sua equipa. Uma equipa composta maioritariamente por gente jovem, independente e com sucesso profissional e que, segunda a cabeça-de-lista, “não entrará em manobras de baixa política, nem guardará rancor a ninguém”. Isto porque, “estamos aqui para servir a comunidade, pela positiva e pela gente.”

Antes disso falaram o Presidente da Câmara Rogério Bacalhau, o Vice-presidente do PSD Henrique Gomes, e os mandatários da candidatura: o empresário Luís Pacheco na Conceição e Américo Farias em Estoi, homem de tradição equestre e agricultor. A apresentação ficou a cargo do comunicador farense Nuno Silva.

A coligação Unidos por Faro é composta pelos partidos PSD, CDS, IL, MPT e PPM e apresenta listas a todos os autárquicos do concelho à eleição do próximo dia 26 de Setembro. Para a Câmara o candidato a um 3.º mandato é o actual Presidente Rogério Bacalhau e para a Assembleia Municipal avança outra vez Cristóvão Norte depois de, há 4 anos, ter derrotado José Apolinário. Nas Juntas de Faro e Montenegro candidatam-se os actuais Presidentes, Bruno Lage e Virgínia Alpestana respectivamente. Em Santa Bárbara de Nexe quem vai a votos é o independente Osvaldo Serro e, em Conceição e Estoi, Patrícia Cadete.