Desde que foi eleito em 2021, Alexandre Pereira, Deputado Municipal em Olhão, tem vindo a lutar por um concelho mais democrático e por dar voz a quem não a tem.

Incrédulo com os vários atropelos e bloqueios à liberdade, apresentou em 2022 uma recomendação para que “a comemoração do Dia da Liberdade em Olhão passasse a ser realizada democraticamente com uma sessão solene onde todos os partidos ou movimentos de cidadãos eleitos pudessem indicar um representante para usar da liberdade de expressão e poder discursar perante o público presente”.

No mesmo ano apresentou outra recomendação “Pela Garantia do pluralismo nas Cerimónias Oficiais no Município de Olhão” pois nem no hastear da bandeira em frente à Câmara Municipal era garantido o pluralismo político, uma das mais importantes características da democracia moderna.

Em 2023, não baixou os braços e apresentou um voto de protesto, por mais uma vez não existir uma cerimónia solene de comemoração do 25 de abril em Olhão, com a representação dos órgãos de composição pluripartidária, propondo a constituição de uma comissão organizadora da comemoração dos 50 anos do 25 de Abril, com a inclusão de todas as forças políticas.

Alexandre Pereira refere que “jamais poderia aceitar que a minha terra celebrasse a liberdade e a conquista da democracia com a falta desta. A revolução de abril aconteceu para depor um regime ditatorial e implementar um regime democrático, não para nos calarem ou bloquear que quem foi democraticamente eleito faça parte da vida ativa e das políticas do concelho.”

“É com um sentimento de dever cumprido e concretização que este ano, passados 50 anos do 25 de abril de 1974, Olhão irá finalmente celebrar a data com mais democracia. Conseguimos que fosse criada uma Comissão Municipal de Celebração do 50.º Aniversário do 25 de Abril, onde decidimos e aprovamos realizar uma cerimónia oficial onde os eleitos locais representantes dos vários quadrantes políticos irão apresentar a sua reflexão sobre este importante acontecimento e as suas repercussões no contexto político, social e económico do nosso país, esta terá lugar no dia 25, pelas 11h00 no Auditório Municipal Maria Barroso. E no dia 27 pelas 16h30 iremos realizar uma tertúlia onde os representantes dos partidos com assento na Assembleia Municipal, vão poder debater sobre os desafios para o futuro, agora que são decorridos 50 anos da Revolução de Abril.”

Para o Deputado do PAN, “este foi um importante passo dado no sentido certo, não foi fácil, houve muita resistência à mudança, mas há tradições que devem ser quebradas, esta era uma delas, além de não fazer sentido que no 25 de abril houvesse liberdade para falar apenas o PS, este era um péssimo exemplo de democracia em Olhão. Em boa hora o executivo acolheu a nossa proposta, esperamos que aconteça mais vezes.”

“É cada vez mais evidente, que o PAN faz falta em Olhão, somos uma oposição de diálogo, coerente e construtiva. Com uma presença constante no terreno, ao lado das pessoas, identificamos os problemas e apresentamos soluções para os revolver. Abril deu-nos voz e a minha voz, será a voz de todos nós.” Rematou o deputado do PAN, Alexandre Pereira.

 

PAN Olhão