A Sociedade Filarmónica Artistas de Minerva (SFAM) foi fundada no dia 21 de Maio de 1876, nunca interrompendo a sua atividade até ao presente, tendo em funcionamento uma banda filarmónica com 64 músicos,..

uma banda escolar com 12 alunos e uma escola de música com 223 alunos, os quais têm ao seu dispor a frequência de 15 cursos livres de instrumento comparticipados pela Câmara Municipal de Loulé através de contrato de parceria.

As comemorações do aniversário decorrerão durante o ano 2023, tendo lugar mais dois eventos, audição dos alunos de violino e acordeão e um concerto de bandas filarmónicas com a participação das bandas de Loulé e Aljustrel, conforme programas que se juntam.

A audição dos alunos realizar-se-á no dia 3 de junho de 2023, às 16h00 na sede da SFAM.

Os concertos das bandas filarmónicas terão início às 16h00 do dia 4 de junho de 2023, no Cine-Teatro Louletano, sendo antecedidos por um desfile das bandas participantes.

Ambos os eventos terão entrada livre e contam com o apoio da Câmara Municipal de Loulé, Junta de Freguesia de S. Sebastião de Loulé, Junta de Freguesia de S. Clemente de Loulé, Conservatório de Música de Loulé-Francisco Rosado e Restaurante Kapa Negra.