Sob o lema "Fazer Acontecer. Dedicação e compromisso por Todos", a candidatura revelou-se como um verdadeiro movimento de união, continuidade e renovação — contando com a presença de centenas de são-brasenses que quiseram demonstrar o seu apoio a uma mulher que com mais de 20 anos de trabalho autárquico, como Técnica, Vereadora e Vice-Presidente, avança com uma candidatura marcada pelo compromisso, competência e amor à sua terra.
O evento contou com a presença de José Luís Carneiro, candidato à liderança nacional do Partido Socialista, que fez questão em associar a este momento e manifestar o seu apoio, sublinhando a confiança no projeto liderado por Marlene Guerreiro e na força de São Brás de Alportel como exemplo de desenvolvimento sustentável, coeso e participativo.
Marlene Guerreiro apresentou-se como candidata de continuidade para um novo ciclo de progresso e qualidade de vida, num projeto enraizado no trabalho exemplar desenvolvido por António Eusébio e Vítor Guerreiro, dois Presidentes que marcaram profundamente o concelho e ao lado de quem sempre trabalhou, de forma leal e dedicada.
“Agora é tempo de assumir com coragem, com humildade e com sentido de responsabilidade a candidatura a Presidente da Câmara Municipal de São Brás de Alportel, com a honra imensa de ser a primeira Mulher a trilhar este caminho!”
“Apresento a minha candidatura com humildade, sentido de dever e missão. Com a tranquilidade de quem conhece bem o concelho, e com a energia de quem quer fazer mais. Fazer diferente. Fazer acontecer — sempre com as pessoas no centro”, afirmou a candidata no seu discurso, recebido com forte entusiasmo por todos os presentes.
Durante a sessão, foram apresentados os dois mandatários da candidatura:
- António Eusébio, antigo Presidente da Câmara Municipal, reconhecido pela sua visão, capacidade técnica e legado transformador;
- Ulisses Brito, médico, diretor do Serviço de Pneumologia do Hospital de Faro e atual Presidente da Assembleia Municipal, uma referência de seriedade, sensibilidade humana, um homem de diálogo;
Foram também dados a conhecer alguns dos candidatos que acompanham Marlene Guerreiro neste novo ciclo autárquico:
- Vítor Guerreiro, atual Presidente da Câmara, agora como candidato à Assembleia Municipal, garantindo continuidade e liderança experiente. É com ele que a Assembleia Municipal continuará a ser um espaço de diálogo, de responsabilidade democrática e de compromisso com o desenvolvimento sustentável de São Brás de Alportel.
- David Gonçalves, atual Vereador e antigo Presidente de Junta de Freguesia, como n.º 2 da lista da Assembleia Municipal, acompanhará Vítor Guerreiro, com a sua vasta experiência,
- João Rosa, como candidato à Junta de Freguesia, que continuará a trabalhar próximo das pessoas, a dar respostas, a apoiar os mais frágeis e a projetar o futuro com confiança.
A equipa à Câmara Municipal surge reforçada com novos rostos e novas energias:
- Pedro Ornelas, licenciado em Gestão, com experiência no setor público e um percurso ativo no movimento associativo
- Mónica Inácio, independente, engenheira civil e mecânica, com mais de 25 anos ao serviço do município, atualmente chefe de divisão;
- Williams Brito, também independente, engenheiro civil no setor privado, trazendo uma visão prática e complementar à gestão autárquica;
- Pedro Conceição, bancário, dirigente associativo, conhece a comunidade e os seus desafios diários.
- Suzel Gonçalves, licenciada em línguas em literaturas modernas, com percurso no associativismo, na dinamização da Serra do Caldeirão;
“Estas pessoas não foram escolhidas por acaso. São pessoas sérias, com provas dadas, de gerações e áreas diferentes, que representam o melhor de São Brás de Alportel. Gente com vontade de trabalhar, que acredita nesta terra e que está pronta para fazer acontecer”, sublinhou Marlene Guerreiro.
A forte adesão ao evento foi o espelho de uma candidatura que parte com confiança, proximidade e sentido de missão. A população respondeu com emoção e muitos aplausos — mostrando que São Brás de Alportel está pronto para continuar a crescer, com responsabilidade e com vontade de fazer acontecer.
A candidatura de Marlene Guerreiro parte para este novo desafio com uma certeza: o futuro constrói-se com todos. E está nas mãos de quem sempre trabalhou pela sua terra.
“A única coisa que me move é o compromisso com as pessoas. Com cada são-brasense. Com todos vós. A minha candidatura é por todos como tem sido a minha dedicação ao longo de todos estes anos. E será com todos e com o contributo de todos. Pelas pessoas que aqui vivem e sentem esta terra como sua. Porque acredito que a política se faz com empatia, com respeito e com verdade. E é com esses valores que me apresento diante de vós.”
“Prometo-vos sim: Dar tudo de mim, por todos!
Lutar, até ao fim, por todos os projetos que São Brás de Alportel precisa e que os são-brasenses merecem. Nunca desistir de nada nem de ninguém!
Porque as maiores obras são as Pessoas!”
A Concelhia de São Brás de Alportel do Partido Socialista