Numa iniciativa integrada no programa “Loulé Cidade Europeia do Desporto 2015”, este constitui um momento importante para revitalizar um desporto que teve uma história em Loulé e que regressa agora com uma forte componente de formação, até porque são muitas as crianças e jovens interessados nesta modalidade.
Neste momento que contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Loulé, Vítor Aleixo, assistiu-se ainda a um importante debate de memórias, com a presença e participação de algumas das mais notáveis figuras, dirigentes e atletas, que a partir de 1975 formam os grandes impulsionadores da modalidade.
Quando se escreve a história de um dos momentos mais marcantes do atletismo em Loulé, salvo uma outra razão pontual, a modalidade está ligada aos movimentos que se seguiram ao 25 de Abril de 1974, tendo o Louletano Desportos Clube, e uma mão cheia de mulheres e homens como os grandes mentores.
Faziam-se os primeiros quilómetros na terra batida e no alcatrão irregular, mas tendo como pano de fundo o desporto “Direito do Povo” como letra da Constituição da República Portuguesa, e uma grande vontade de se correr à frente da matriz da própria escola, pelo imperativo dos movimentos desportivos, que floresciam pelas ruas e pelos bairros da então vila de Loulé.
Ontem, os participantes cruzaram esse tempo notável com o futuro da modalidade na cidade e no Concelho de Loulé.
Com a entrada em funcionamento desta Escola, os treinos neste polo de Loulé do Centro Desportivo de Quarteira decorrem às terças e sextas-feiras, das 18h30 às 19h30, no Estádio Municipal. Mas o clube vai manter a sua atividade em Quarteira com o mesmo horário.
Refira-se que durante a manhã de ontem, Marco Fortes foi o convidado de mais uma sessão da rubrica “Individualidades na Escola”, que decorreu na Escola Básica 2,3 Padre João Coelho Cabanita, em Loulé, e durante a qual os alunos tiveram a oportunidade de conviver com este atleta que se destaca no lançamento do peso, abordando os principais momentos do seu percurso desportivo.
Por: CM Loulé