O verão chegou e com ele as temperaturas sobem. Mas mesmo quem passa muito tempo em casa enquanto outros estão de férias pode conseguir poupar na fatura da eletricidade.

E para tal não é preciso mudar radicalmente de hábitos familiares no dia a dia. Trocar de iluminação – optar por lâmpadas mais económicas –, por exemplo, já ajuda a reduzir os encargos com a luz.

Estas cinco dicas têm tudo para tornar o teu verão “mais leve”, pelo menos no que diz respeito à fatura da eletricidade, escreve o Notícias ao Minuto.  

 

1 – Muda as lâmpadas

Este não é seguramente um conselho novo, mas se optares por lâmpadas mais económicas vais ver que a fatura da eletricidade vai baixar consideravelmente.

2 – Fica atento ao frigorífico

Como está sempre ligado à corrente é um dos eletrodomésticos que mais energia consome. Ajusta a sua temperatura para que não esteja demasiado elevada e afasta-o da parede, para o ar poder circular.

3 – Usa ar condicionado e ventoinhas ao mesmo tempo

Em vez de teres o ar condicionado ligado em temperaturas altas regula-o para valores mais baixos e liga uma ventoinha. Estas gastam muito menos eletricidade que os aparelhos de ar condicionado.

4 – Opta por não ter aparelhos em modo “standby”

Mesmo estando desligados, aparelhos como a televisão estão ligados à corrente, ou seja, a consumir energia de forma desnecessária. Opta, então, por desligar da ficha os aparelhos que estão em modo “standby”.

5 – Poupa com a televisão

As televisões mais recentes oferecem a possibilidade de funcionar em modo poupança. A luminosidade fica mais reduzida e outras definições limitadas, mas a fatura da luz também será “mais leve”.

 

Por: Idealista