Tiago Pinho, que nas últimas temporadas jogou pelo GDR Amigos de Urgezes, equipa vimaranense que milita na 2.ª Divisão Nacional, estreou-se nesta prova com as cores da equipa algarvia, na qual ocupava o sétimo lugar do ranking inicial.
A prova decorreu com normalidade para o representante da AC Alte, que venceu os jogadores que se encontravam abaixo de si no ranking e perdeu com o que estava acima, o Mestre Nacional Vítor Guerra, do Mata e Benfica, que terminou na segunda posição. O grande vencedor foi Emanuel Pires, do Amadora Xadrez, que venceu todas as partidas que disputou. A Candidata a Mestre Sara Monteiro venceu o escalão feminino. Já o jogador louletano terminou a prova no 7.º lugar da classificação geral, com os mesmos pontos do 5.º classificado, tendo vencido o escalão reservado para os jogadores que no ranking internacional têm entre 1800 e 2000 pontos e amealhado 6 pontos para o ranking internacional.
No próximo fim-de-semana os jogadores do Algarve terão oportunidade de jogar em casa, no II Open de Xadrez Semi-Rápido de Alte, estando já garantidas, além do clube organizador, presenças de xadrezistas da Academia de Xadrez do Algarve, da Associação Desportiva e Cultural de Faro, da Academia de Xadrez Portugal / Atlantidiagonal (Amadora). A Mata de Benfica (Lisboa) estará representada pela WCM Sara Monteiro, presença habitual da selecção nacional feminina.
Por Torres de Loulé