O Núcleo de Xadrez da Associação Cultural de Alte que inicia a época com uma secção composta por 12 xadrezistas, esteve representado, no passado fim-de-semana, em Lisboa, no I Torneio de Xadrez do Altis Park Hotel, através de um dos jogadores que contratou neste defeso.
Tiago Pinho, que nas últimas temporadas jogou pelo GDR Amigos de Urgezes, equipa vimaranense que milita na 2.ª Divisão Nacional, estreou-se nesta prova com as cores da equipa algarvia, na qual ocupava o sétimo lugar do ranking inicial.
A prova decorreu com normalidade para o representante da AC Alte, que venceu os jogadores que se encontravam abaixo de si no ranking e perdeu com o que estava acima, o Mestre Nacional Vítor Guerra, do Mata e Benfica, que terminou na segunda posição. O grande vencedor foi Emanuel Pires, do Amadora Xadrez, que venceu todas as partidas que disputou. A Candidata a Mestre Sara Monteiro venceu o escalão feminino. Já o jogador louletano terminou a prova no 7.º lugar da classificação geral, com os mesmos pontos do 5.º classificado, tendo vencido o escalão reservado para os jogadores que no ranking internacional têm entre 1800 e 2000 pontos e amealhado 6 pontos para o ranking internacional.
No próximo fim-de-semana os jogadores do Algarve terão oportunidade de jogar em casa, no II Open de Xadrez Semi-Rápido de Alte, estando já garantidas, além do clube organizador, presenças de xadrezistas da Academia de Xadrez do Algarve, da Associação Desportiva e Cultural de Faro, da Academia de Xadrez Portugal / Atlantidiagonal (Amadora). A Mata de Benfica (Lisboa) estará representada pela WCM Sara Monteiro, presença habitual da selecção nacional feminina.
Por Torres de Loulé