Tony do Adro, Presidente do Louletano Desportos Clube, começou por dizer que “teimosamente temos uma equipa de ciclismo, vamos às melhores provas nacionais e internacionais e temos muito orgulho nisso”. O responsável lembrou ainda a importância dos patrocinadores, destacando o apoio da Câmara Municipal de Loulé e da Aviludo.
“Temos a preocupação, não só em ter bons ciclistas, como ter boas pessoas e amigos”, frisou Tony do Adro durante a apresentação da equipa.
Por sua vez, Américo Silva, diretor desportivo da equipa de ciclismo Aviludo Louletano Loulé Concelho, lembrou que “o Louletano faz cem anos e isso é muita história e o ciclismo faz parte dessa história”.
Américo Silva destacou a importância do ciclismo e do objetivo de o elevar “a um patamar onde nunca tinha chegado”. Para o diretor desportivo, a equipa “é do mundo” e não “apenas” da cidade de Loulé.
O Presidente da Câmara Municipal de Loulé mostrou a sua “alegria em estar neste evento”, uma vez que “os louletanos vivem muito o ciclismo e têm uma imensa paixão por esta modalidade”. Vítor Aleixo sublinhou que “Loulé é uma terra de bicicletas e de ciclismo”.
Para o edil, o desporto é sinónimo de “colaboração e cooperação”.
Também Custódio Moreno, diretor regional do IPDJ – Instituto Português do Desporto e Juventude realçou a “união entre todos os clubes”. O responsável destacou a importância do ciclismo e dos atletas para Loulé, salientando a importância da “juventude na prática desportiva”.
Na sequência dos cem anos do Louletano Desportos Clube, foi ainda anunciado pelo diretor regional do IPDJ “o compromisso do Governo e do Secretário de Estado que, em julho, pretende homenagear o clube”.
Em representação da Aviludo, esteve Paulo Martins, que recordou os “longos anos” de ligação entre a empresa e o ciclismo e aproveitou para reforçar a importância da “Escolinha de Ciclismo”.
Os atletas que compõem a Escola de Ciclismo subiram a palco.
A equipa profissional da Aviludo Louletano Loulé Concelho (que também subiu a palco) é composta por:
- André Cruz
- Carlos Oyarzun
- César Martingil
- Chuchi del Pino
- Daniel Viegas
- Nahuel d’Aquila
- Nuno Meireles
- Rui Rodrigues
- Tomás Contte
- Vicente de Mateos
Assinatura do protocolo-parceria com o Club BTT Terra de Loulé
Durante a apresentação da Escola de Ciclismo e da equipa de ciclismo Aviludo Louletano Loulé Concelho, foi também assinado um protocolo-parceria com o Club BTT Terra de Loulé.
Este protocolo, assinado entre o Louletano Desportos Clube e o clube de BTT, tem o objetivo fomentar a “cooperação entre os dois clubes”, conforme foi explicado na apresentação do passado dia 13 de fevereiro. Deste modo, os atletas cadetes e juniores fazem BTT pelo Club BTT Terra de Loulé e fazem ciclismo de estrada pelo Louletano Desportos Clube.
O Presidente do Louletano Desportos Clube, Tony do Adro, e o Presidente do Club BTT Terra de Loulé, Joaquim Viegas, destacaram a importância desta ligação, que acaba por demonstrar os princípios do desporto: “companheirismo e amizade”.
Num evento repleto de alegria e emoção, houve ainda tempo para recordar a história do Louletano e de alguns dos nomes e feitos do clube. Neto Gomes foi o “apresentador de serviço”.
49º. “Volta ao Algarve” inicia-se amanhã
A 49º. “Volta ao Algarve” inicia-se no dia 15 de fevereiro, numa prova com quase 800 Km de distância. A 1ª etapa realizada é Portimão – Lagos – 200,2 Km. A 2ª etapa, no dia 16, sai de Sagres até ao Alto da Fóia – 189,4 Km, segue-se a 3ª etapa no dia 17 que sai de Faro em direção a Tavira – 201,1 Km e a 18, é a vez de Albufeira acolher a 4ª etapa, que parte da Avenida dos Descobrimentos até ao alto do Malhão – 177,9 Km, sendo que a 5ª e última etapa Lagoa - Lagoa é um contrarrelógio individual de 24,4 Km.
Por: Filipe Vilhena