Fotos Nathalie Dias | D.R.
Apresentação da equipa Aviludo Louletano Loulé Concelho

11:43 - 14/02/2023 LOULÉ
No passado dia 13 de fevereiro, decorreu na Biblioteca Municipal Sophia Mello Breyner Andresen, em Loulé, a apresentação da Escola de Ciclismo e da equipa de ciclismo Aviludo Louletano Loulé Concelho, que vai participar na «Volta ao Algarve».

Tony do Adro, Presidente do Louletano Desportos Clube, começou por dizer que “teimosamente temos uma equipa de ciclismo, vamos às melhores provas nacionais e internacionais e temos muito orgulho nisso”. O responsável lembrou ainda a importância dos patrocinadores, destacando o apoio da Câmara Municipal de Loulé e da Aviludo.

“Temos a preocupação, não só em ter bons ciclistas, como ter boas pessoas e amigos”, frisou Tony do Adro durante a apresentação da equipa.

Por sua vez, Américo Silva, diretor desportivo da equipa de ciclismo Aviludo Louletano Loulé Concelho, lembrou que “o Louletano faz cem anos e isso é muita história e o ciclismo faz parte dessa história”.

Américo Silva destacou a importância do ciclismo e do objetivo de o elevar “a um patamar onde nunca tinha chegado”. Para o diretor desportivo, a equipa “é do mundo” e não “apenas” da cidade de Loulé.

O Presidente da Câmara Municipal de Loulé mostrou a sua “alegria em estar neste evento”, uma vez que “os louletanos vivem muito o ciclismo e têm uma imensa paixão por esta modalidade”. Vítor Aleixo sublinhou que “Loulé é uma terra de bicicletas e de ciclismo”.

Para o edil, o desporto é sinónimo de “colaboração e cooperação”.

Também Custódio Moreno, diretor regional do IPDJ – Instituto Português do Desporto e Juventude realçou a “união entre todos os clubes”. O responsável destacou a importância do ciclismo e dos atletas para Loulé, salientando a importância da “juventude na prática desportiva”.

Na sequência dos cem anos do Louletano Desportos Clube, foi ainda anunciado pelo diretor regional do IPDJ “o compromisso do Governo e do Secretário de Estado que, em julho, pretende homenagear o clube”.

Em representação da Aviludo, esteve Paulo Martins, que recordou os “longos anos” de ligação entre a empresa e o ciclismo e aproveitou para reforçar a importância da “Escolinha de Ciclismo”.

Os atletas que compõem a Escola de Ciclismo subiram a palco.

A equipa profissional da Aviludo Louletano Loulé Concelho (que também subiu a palco) é composta por:

- André Cruz

- Carlos Oyarzun

- César Martingil

- Chuchi del Pino

- Daniel Viegas

- Nahuel d’Aquila

- Nuno Meireles

- Rui Rodrigues

- Tomás Contte

- Vicente de Mateos

 

Assinatura do protocolo-parceria com o Club BTT Terra de Loulé

Durante a apresentação da Escola de Ciclismo e da equipa de ciclismo Aviludo Louletano Loulé Concelho, foi também assinado um protocolo-parceria com o Club BTT Terra de Loulé.

Este protocolo, assinado entre o Louletano Desportos Clube e o clube de BTT, tem o objetivo fomentar a “cooperação entre os dois clubes”, conforme foi explicado na apresentação do passado dia 13 de fevereiro. Deste modo, os atletas cadetes e juniores fazem BTT pelo Club BTT Terra de Loulé e fazem ciclismo de estrada pelo Louletano Desportos Clube.

O Presidente do Louletano Desportos Clube, Tony do Adro, e o Presidente do Club BTT Terra de Loulé, Joaquim Viegas, destacaram a importância desta ligação, que acaba por demonstrar os princípios do desporto: “companheirismo e amizade”.

Num evento repleto de alegria e emoção, houve ainda tempo para recordar a história do Louletano e de alguns dos nomes e feitos do clube. Neto Gomes foi o “apresentador de serviço”.

49º. “Volta ao Algarve” inicia-se amanhã

A 49º. “Volta ao Algarve” inicia-se no dia 15 de fevereiro, numa prova com quase 800 Km de distância. A 1ª etapa realizada é Portimão – Lagos – 200,2 Km. A 2ª etapa, no dia 16, sai de Sagres até ao Alto da Fóia – 189,4 Km, segue-se a 3ª etapa no dia 17 que sai de Faro em direção a Tavira – 201,1 Km e a 18, é a vez de Albufeira acolher a 4ª etapa, que parte da Avenida dos Descobrimentos até ao alto do Malhão – 177,9 Km, sendo que a 5ª e última etapa Lagoa - Lagoa é um contrarrelógio individual de 24,4 Km.

 

Por: Filipe Vilhena