ECONOMIA

Rendas: senhorios idosos podem pedir ajuda nos Espaços do Cidadão para apresentar declaração às Finanças

  • 2016-01-13

Os proprietários idosos que tenham dificuldades em aceder aos serviços das Finanças para entregar este mês de janeiro a declaração anual de rendas, modelo 44, vão poder contar com o apoio dos Espaços do Cidadão, que existem ao longo do país. Esta é a resposta do Governo para dar uma solução a quem tenha problemas para aceder à Internet.

ler mais

Imposto do selo: Governo quer alterar legislação sobre casas de luxo

  • 2016-01-13

O Governo estará a preparar legislação para alterar o diploma que criou o imposto do selo para prédios de valor patrimonial tributário (vpt) superior a um milhão de euros. Mas a alteração só deverá abranger os chamados prédios de rendimento e não as chamadas casas de luxo.

ler mais

Senhorios confusos com folheto explicativo das Finanças sobre rendas

  • 2016-01-13

O folheto explicativo publicado pela Autoridade Tributária (AT) sobre o Modelo 44 veio baralhar ainda mais os senhorios que têm de entregar em papel a declaração anual de rendas, que os dispensa dos recibos eletrónicos. O formulário tem de ser comprado – apesar de disponível na internet –, mas pode ser fotocopiado caso se trate de um senhorio com mais de cinco inquilinos.

ler mais

Governo nomeia delegados e subdelegados regionais do IEFP

  • 2016-01-11

O Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social nomeou hoje, com efeitos a partir de terça-feira, os delegados e subdelegados regionais do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP).

ler mais

Rendas: senhorios que falhem recibos eletrónicos arriscam agora multas de até 3.750 euros

  • 2016-01-07

Os proprietários que continuarem sem emitir recibos de renda eletrónicos arriscam-se agora a pagar coimas que variam entre os 150 e os 3.750 euros. Os senhorios estão obrigados a este procedimento desde o início do ano e têm também de comunicar os contratos de arrendamento às Finanças.

ler mais

Preço das casas deve aumentar cerca de 4% por ano nos próximos cinco anos

  • 2016-01-08

O preço das casas em Portugal deve aumentar cerca de 4% por ano nos próximos cinco anos, devido à recuperação da atividade no mercado de compra e venda, segundo o mais recente inquérito «Portuguese Housing Market Survey», hoje divulgado.

ler mais