O Pingo Doce doou, em 2023, mais de 288 toneladas de excedentes alimentares a 21 instituições do distrito de Faro, que apoia numa base regular.

O apoio a situações de emergência social e a colmatação da carência alimentar são duas das prioridades das lojas Pingo Doce do distrito de Faro que apoiam regularmente instituições de solidariedade das comunidades locais como, por exemplo, a REFOOD, o CASA – Centro de Apoio ao Sem Abrigo, ou o Centro Paroquial de Quarteira.

Este apoio é realizado através da doação de excedentes alimentares, ou seja, alimentos que mantêm todas as características nutricionais e que estão aptos para consumo, mas que já não podem ser vendidos, nomeadamente por terem as suas embalagens danificadas ou por se aproximarem do fim da data de validade.

“Este apoio às comunidades faz parte da nossa forma de estar enquanto empresa e enquanto supermercado de bairro que está presente no dia a dia das pessoas. Procuramos, desta forma, retribuir com aquilo em que somos especialistas, a comida, contribuindo para minimizar desigualdades na sociedade, pelo acesso à alimentação.” Filipa Pimentel, Diretora de Desenvolvimento Sustentável e Impacto Local do Pingo Doce.

A nível nacional, as doações realizadas pelo Pingo Doce ascenderam as 5,3 mil toneladas e abrangeram mais de 520 instituições de cariz social, reforçando a sua política de proximidade e apoio às comunidades. Os bens doados no ano passado impactaram mais de 100 mil pessoas em situação de vulnerabilidade em todo o país.

A resposta a situações de emergência e carência alimentar é uma das cinco áreas prioritárias da Responsabilidade do Pingo Doce, que reforçam o compromisso com as comunidades e com um futuro mais sustentável procurando contribuir para melhoria das condições de vida e, ainda, responder aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável definidos pelas Nações Unidas.

 

Atrevia