Na passada sexta-feira, o Município de Albufeira oficializou a candidatura a Cidade Europeia do Desporto 2026. O presidente José Carlos Rolo recebeu, no seu gabinete, o presidente da Associação das Cidades Europeias do Desporto, Pedro Nuno Santos, a quem entregou o dossier correspondente à primeira fase da candidatura.

Mas este foi um dia com mais razões para celebrar. Ainda antes do almoço, no âmbito da 16ª edição das Festas do Basquetebol Juvenil, a ADSA – Associação de Recolha de Sangue e Medula Óssea recebeu das mãos do presidente da Federação Portuguesa de Basquetebol e do presidente da Câmara Municipal de Albufeira um cheque solidário no valor de 3 mil e oitenta euros, a que se seguiu a inauguração das obras de Requalificação do Parque Fitness de Vale Faro, em Albufeira.  

Sexta-feira, dia 4 de abril, foi um dia muito especial e emocionante para o Município de Albufeira que, na parte da manhã, recebeu no gabinete do presidente da Câmara Municipal o presidente da ACES Portugal - Associação Portuguesa das Cidades Europeias do Desporto, Pedro Nuno Santos, a quem entregou o dossier correspondente à primeira fase do processo de candidatura a Cidade Europeia do Desporto em 2026.

Seguiu-se a entrega do cheque solidário, no valor de 3 mil e oitenta euros, à ADSA – Associação de Recolha de Sangue e Medula Óssea de Albufeira, no âmbito da 16.ª edição das Festas do Basquetebol Juvenil. Paulo Roma, presidente da associação, que se encontrava acompanhado pelos restantes elementos dos corpos sociais, fez uma visita guiada às instalações, que funcionam desde 2022, na urbanização Quinta do Infante.

“Temos aqui um sítio muito acolhedor, que recebe as pessoas num espaço informal, sem o peso de um ambiente hospitalar. A recolha de sangue decorre no segundo sábado de cada mês, entre as 9h00 e as 13h00, sendo que, desde 2011 até agora, já recebemos 6 mil dádivas de sangue e 1300 doações de medula óssea”. O presidente da ADSA destacou que há ainda um caminho a percorrer, mas que se sente muito orgulhoso porque “Albufeira é uma terra de dadores de sangue”. Agradeceu à Federação Portuguesa de Atletismo pela entrega do cheque, bem como à Câmara Municipal de Albufeira por todo o apoio que têm recebido.

O presidente da Câmara Municipal de Albufeira recordou a carência de sangue sentida nos hospitais, tenho endereçado os parabéns à ADSA pelo trabalho desenvolvido em prol do aumento das reservas de sangue na região, contribuindo, desta forma, para salvar muitas vidas.

“Estou muito feliz pelos albufeirenses serem gente solidária e altruísta e penso que faz todo o sentido fazer a ligação do desporto, nomeadamente do basquete, à doação de sangue, porque ambos convergem no mesmo sentido; ou seja, com a preocupação da saúde da população”.

José Carlos Rolo deu, igualmente, os parabéns à Federação Portuguesa de Basquete pela iniciativa do Basquete Solidário, que todos os anos solicita a doação de €2,00 a todos os participantes no evento (atletas, treinadores, dirigentes, juízes, fisioterapeutas e organização), verba que depois é entregue a uma instituição de solidariedade social do concelho. Este ano a ADSA foi a associação contemplada.

Manuel Fernandes, presidente da Federação Portuguesa de Basquetebol, por sua vez, destacou que “o Município entende o desporto como um bem público; por isso investe na área e fá-lo como ninguém, daí a presença das Festas do Basquetebol em Albufeira há 11 anos”, agradecendo, igualmente, ao vice-presidente da Câmara Municipal e a todos os que operacionalizam o evento. Realçou, que “mais importante que o dinheiro é conseguir influenciar a nossa juventude a ser solidária.

A propósito, aproveito para agradecer às nossas associações que fizeram isto acontecer, contactando os pais dos atletas que contribuíram com parte desta verba entregue à ADSA”. O presidente da Federação Portuguesa de Basquetebol sublinhou a generosidade da ADSA pelo seu trabalho e dedicação a salvar vidas e terminou enfatizando o papel social do Basquetebol e os seus valores humanistas.

De seguida todos os convidados, incluindo o presidente da ACES Portugal, o padrinho da 16ª edição do Basquete, Tomás Barroso, presidente da Câmara, vereadores, presidentes de Junta de Freguesia, dirigentes e representantes da Federação e da Associação de Basquete do Algarve, jornalistas e demais entidades dirigiram-se para o Jardim de Vale Faro, onde decorreu a inauguração da Requalificação do Parque Fitness.

A Empreitada de Requalificação do Parque de Fitness de Vale Faro, no valor de aproximadamente 100 mil euros, é “mais uma obra que recupera um espaço algo degradado, bastante antigo e construído com materiais de madeira (com duração bastante mais curta), para o usufruto e bem-estar da população”, referiu o presidente da Câmara Municipal de Albufeira, José Carlos Rolo, durante a inauguração.

Trata-se de um ginásio ao ar livre, com pavimento composto por uma camada de borracha reciclada na base e uma camada de granulado de borracha virgem colorida na superfície. O equipamento é constituído por quatro áreas distintas: Calistenia/trabalho de músculos (com estação de elevações e barras de flexões; Ginásio (barra de elevações, extensão de pernas, treino de costas, mesa de supino/peito, exercício crucifixo/peito, barras de elevação multifitness, treino de bíceps, barra/chin bar, banco de abdominais e exercícios de agachamento); Cárdio (bicicleta elíptica e máquina de remo) e Pliometria/alongamentos com caixa de 45 cm de altura, caixa de 60 cm de altura e caixa de 60 cm de altura.

José Carlos Rolo sublinha que “os equipamentos instalados são modernos, robustos com sistema antivandalismo e multifuncionais, contribuindo para um estilo de vida saudável. O equipamento, de acesso livre, permite que todos possam melhorar a sua condição física, vitalidade e atingir os seus objetivos Fitness”.

Esta é uma linha moderna de equipamentos profissionais de ginástica ao ar livre. No total são 15 dispositivos: 12 equipamentos de força, dos quais 6 com pesos ajustáveis e  3 equipamentos cardiovasculares. Os pesos ajustáveis estão colocados num sistema fechado e não podem ser removidos. Devido à grande variação de pesos, o Sportpoint é adequado tanto para iniciantes quanto para atletas avançados.

Refira-se que cada equipamento é fornecido com um autocolante de instruções que mostram o exercício e os grupos musculares treinados. Paralelamente, o autocolante possui um código QR, que disponibiliza um grande número de exercícios alternativos. Além disso, os praticantes podem utilizar o YouTube como ferramenta de apoio.

A complementar estes dispositivos, temos ainda duas estações para a prática do Street Workout, modalidade desportiva composta de exercícios calisténicos, que visam o domínio do corpo no espaço, através de movimentos de força, coordenação, explosão e equilíbrio, características de modalidades como a ginástica artística ou o parkour.

O presidente da Câmara Municipal de Albufeira estava visivelmente satisfeito por se tratar de um dia de grande simbolismo para o concelho « o dia em que Albufeira é formalmente candidata a Cidade Europeia do Desporto 2026. Esta é a primeira fase da candidatura, em outubro iremos entregar o dossier completo e receber a Comissão de avaliação da candidatura. Entretanto, iremos continuar a investir no melhoramento dos equipamentos, da atividade desportiva, nas pessoas, na saúde e bem-estar dos cidadaõs ».

À margem dos discursos, Cristiano Cabrita, vice-presidente da autarquia com a responsabilidade do Desporto, sublinhou que « o Município está completamente alinhado com os objetivos subjacentes à candidatura de Albufeira a Cidade Europeia do Desporto, garantindo que temos todas as condições, quer a nível da qualidade dos equipamentos e atividades desportivas desenvolvidas pelo Município, quer do Know How para receber e organizar grandes eventos desportivos ».