No próximo dia 6 de abril, terá lugar o concerto de encerramento do estágio da OJ.COM – Orquestra de Jovens dos Conservatórios Oficiais de Música, às 17h00, no Teatro das Figuras, em Faro.

Os ensaios vão decorrer entre os dias 1 e 5 de abril em Loulé . Em palco estarão presentes cerca de 80 músicos (estudantes) provenientes de 10 diferentes conservatórios de música públicos, de Portugal Continental e das Ilhas.

A OJ. COM surge como um projeto de caráter anual, desenvolvido desde 2001, e que tem como objetivo proporcionar um estágio de Orquestra Sinfónica, constituída pela seleção de entre os melhores alunos das escolas públicas do ensino artístico especializado da música. Anualmente os alunos participantes são selecionados nos vários conservatórios pelo maestro, que assume a direção artística do projeto, e que é contratado pela escola organizadora. Sendo o Conservatório de Música de Loulé - Francisco Rosado (CML-FR) a entidade organizadora da edição de 2024, convidou, para o efeito, o aclamado músico Jan Wierzba.

O estágio usualmente decorre ao longo de cinco dias, tipicamente de segunda a sexta-feira, e culmina com a apresentação de um concerto na cidade e/ou região organizadora.  

Os projetos desta natureza oferecem oportunidades inesquecíveis aos alunos envolvidos, dignificam as escolas e as entidades envolvidas e, não menos importante para o Conservatório de Música de Loulé – Francisco Rosado (CML-FR), deixam uma pegada cultural no local que tem o potencial de "contaminar" positivamente, a curto e a médio prazo, os alunos e os potenciais alunos do futuro Conservatório, bem como a população em geral. Será importante referir que este projeto é uma referência nacional pelo seu nível artístico.

 

Conservatório de Música de Loulé - Francisco Rosado