4 de abril – Tumores Pediátricos – Faro - Auditório da Faculdade de Medicina da Universidade do Algarve

Depois de duas edições de grande sucesso, a iniciativa do Ipatimup “Tratar o cancro por tu” volta a saltar os muros da ciência, dos laboratórios e dos consultórios para percorrer o país e debater com a população os mais recentes avanços científicos e médicos na área do cancro. Em 2024, entre janeiro e abril, os cientistas do Ipatimup e alguns dos melhores especialistas locais estarão em seis cidades para falar sobre cancros da próstata, mama, cólon, sistema endócrino, pulmão e tumores pediátricos.

Neste novo ciclo de sessões presenciais sobre literacia de cancro, o objetivo é debater os avanços científicos e as terapias mais recentes, simplificar conceitos, alertar para a necessidade do diagnóstico precoce e da prevenção, colocando os doentes no centro da discussão. A sexta e última sessão será sobre tumores pediátricos e realiza-se às 18h30 do dia 4 de abril, em Faro, mais especificamente no Auditório Verde da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade do Algarve. Tem presença confirmada dos especialistas Manuel Sobrinho Simões, José Carlos Machado, Helena Barroca e Ana Lacerda com moderação dos jornalistas da Antena 1 Tiago Alves e Miguel Soares.

Nesta edição de 2024 contamos também com a participação especial da associação de teatro e artes performativas de Matosinhos Colibri Arts&Culture, que vai apresentar uma performance artística criada especialmente para este evento.

Com estas sessões, explica José Carlos Machado, membro da Direção do Ipatimup, «o nosso objetivo é informar e esclarecer algumas ideias erradas sobre o cancro. Ter cancro não significa morrer. Apesar de se prever que o número de casos de cancro aumente cerca de 50 por cento até 2040, a taxa de mortes por cancro vai baixar cerca de dois por cento por ano, mostrando que os progressos científicos e médicos na prevenção e no tratamento têm dado resultados. Estas sessões são para todos, porque todos podemos ter cancro. Uma das coisas mais importantes que sabemos é que um doente com cancro bem informado é um doente com mais probabilidades de se curar. A informação é uma arma poderosa na luta contra o cancro».

No segundo trimestre de 2024 será também lançado o livro “Tratar o cancro por tu”. Com coordenação científica de Manuel Sobrinho Simões, coordenação editorial de Luísa Melo, Nuno Marcos e Nuno Ribeiro e edição da Idioteque, o livro reúne os conteúdos fundamentais das duas primeiras edições do evento e pretende ser mais uma forma de promover a literacia em cancro, de forma a alcançar um público ainda mais alargado. «Tratar o cancro por tu» estará, assim, ao alcance de todos.

Cada uma das seis sessões dará origem a um podcast na Antena1, que estará disponível na RTP PLAY, bem como nas várias plataformas de streaming. Os eventos realizam-se em parceria com a Antena1, a RTP e a Roche Foundation Medicine, contando também com o apoio da Merck.

 

Calendário das sessões de 2024:

18 de janeiro – Cancro da próstata – Porto - Auditório da Biblioteca Almeida Garrett

1 de fevereiro – Cancro da mama – Aveiro - Auditório do Instituto Superior de Contabilidade e Administração da UA

22 de fevereiro – Cancro do cólon – Funchal - Auditório do Colégio dos Jesuítas

7 de março – Tumores endócrinos – Covilhã - Grande Auditório da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior

21 de março – Cancro do pulmão – Braga - Auditório do Centro de Juventude de Braga

4 de abril – Tumores Pediátricos – Faro - Auditório da Faculdade de Medicina da Universidade do Algarve

As sessões são gratuitas, mas carecem de registo prévio, que pode ser efetuado aqui: https://billetto.pt/users/ipatimup

 

Ipatimup