A Diocese do Algarve está a organizar a participação no V Congresso Eucarístico Nacional que terá lugar em Braga, de 31 de maio a 2 de junho deste ano.

No dia 30 de maio sairá de Faro (Teatro das Figuras) e de Albufeira (Vale Paraíso), respetivamente às 14h e às 14h45, um autocarro rumo a Braga com os algarvios que queiram participar naquela iniciativa que se destina, especialmente, a leitores, cantores, acólitos, animadores das comunidades na ausência do presbítero, entre outros agentes da pastoral litúrgica das paróquias.

O regresso será no dia 2 de junho à noite e os interessados em participar deverão fazer a sua inscrição nas suas paróquias.

V Congresso Eucarístico Nacional, com o tema «Partilhar o Pão, alimentar a Esperança. ‘Reconheceram-n’O ao partir o Pão’», decorrerá no Altice Fórum, sendo o encerramento no Santuário do Sameiro, com peregrinação desde a Sé de Braga.

O programa de três dias começa com a conferência inaugural do presidente do Pontifício Comité para os Congressos Eucarísticos Internacionais, padre Corrado Maggioni, que refletirá sobre o tema “Partilhar o pão: Eucaristia e fraternidade”.

Na tarde do dia 31 de maio realiza-se um painel com diversos testemunhos de movimentos eucarísticos: Apostolado da Oração, Confraria do Santíssimo Sacramento e Reparadoras de Nossa Senhora de Fátima.

A segunda conferência do primeiro dia de trabalhos começa às 17h00 e será proferida pela irmã Luísa Almendra, com o tema “Reconheceram-no ao partir o Pão (Lc 24, 35)”.

No segundo dia do Congresso, 01 de junho, haverá uma terceira conferência, da parte da manhã, intitulada “Alimentar a Esperança” e que será proferida pelo padre Carlos Carneiro.

A partir das 15h realizam-se sete workshops sobre temas variados: Hospitalidade; Jovens (JMJ e Eucaristia); Família; Pobres; Ecologia; Espiritualidade eucarística; e Confrarias do Santíssimo Sacramento.

No último dia, 02 de junho, a partir das 07h00, os participantes são convidados a fazerem-se peregrinos e a partirem a pé até ao Sameiro onde decorrerá a Eucaristia de encerramento do V Congresso Eucarístico Nacional.

O hino do V Congresso Eucarístico Nacional tem por título ‘No pão partido que partilhamos’, com letra de Carlos Poças Falcão, natural de Guimarães, e música do maestro Eurico Carrapatoso.

 

Folha do Domingo com Agência Ecclesia