Numa reunião realizada no passado mês de fevereiro, em Lahti (Finlândia), o projeto Horizontes Sustentáveis (SHEs) deu um salto significativo na promoção da sustentabilidade nos campi académicos.

A reunião serviu não só como uma plataforma de discussão, mas também como um farol para os esforços de colaboração em matéria de sustentabilidade.

Os projetos-piloto de sustentabilidade debatidos durante a reunião são excelentes exemplos das estratégias inovadoras que estão a ser utilizadas para promover campi amigos do ambiente.

Estas iniciativas não se limitam a tornar um único campus mais ecológico; trata-se de estabelecer um precedente sobre a forma como as instituições académicas podem desempenhar um papel fundamental na promoção da sustentabilidade. Desde o reforço da eco-mobilidade com programas de partilha de bicicletas, até à participação em projetos de ecologização urbana, a criação de mobiliário a partir de plásticos reciclados ou a utilização de resíduos alimentares para compostagem. Estes projetos-piloto estão a abrir caminho para um futuro mais sustentável.

Além disso, várias partes interessadas não académicas de Lahti participaram no modelo de co-criação que consistiu em discutir a forma como as entidades académicas e outras entidades públicas podem unir esforços para enfrentar os desafios de sustentabilidade das comunidades, servindo de inspiração para novas colaborações entre os campi académicos e as comunidades locais.

À medida que o projeto SHEs continua a evoluir, as lições aprendidas e os êxitos alcançados através destes projetos-piloto de sustentabilidade influenciarão futuras estratégias de eco-inovação.

 

UAlg