O Comando Territorial de Beja, através das suas várias valências, ontem, dia 30 de dezembro de 2023, apreendeu 9 982 quilos de azeitona e constituiu arguido um homem de 44 anos, por suspeita da prática do crime de recetação, na localidade de Montes Velhos, no concelho de Aljustrel.

Na sequência de denúncias de furtos de azeitonas, na localidade de Alfundão, foi intensificado o patrulhamento no sentido de localizar as viaturas suspeitas tendo sido verificado, em flagrante, um veículo que se encontrava a descarregar azeitona, não tendo sido apresentada qualquer declaração que justificasse a sua proveniência, no Centro de receção de azeitona em Montes Velhos.

No decorrer das diligências policiais, foi possível verificar a existência de 150 pessoas e 40 veículos, sendo que no interior das instalações do centro, foram detetados e fiscalizados 10 veículos, os quais possuíam no seu interior vários quilos de azeitona, cuja proveniência não foi provada como sendo legal, motivo que levou à identificação de 18 suspeitos e à apreensão de 6 150 quilos de azeitona.  

No seguimento da ação policial, foi constituído arguido um homem de 44 anos, por suspeita da prática de um crime de recetação de azeitona, tendo ainda sido apreendidos 3 832 quilos de azeitona, que se encontravam já no interior do centro de receção, cuja proveniência não foi legalmente provada.

No total da operação, foram apreendidos 9 982 quilos de azeitona, tendo sido empenhados vários militares do Comando Territorial de Beja, das várias valências do dispositivo territorial, Investigação Criminal e Intervenção Rápida, tendo contado ainda com o apoio de militares do Comando Territorial de Setúbal.

Durante a operação policial, foi ainda possível elaborar 08 autos de contraordenação no âmbito do Código da Estrada.

Desde o início da Operação “Campo Seguro 2023”, no distrito de Beja, já foi possível recuperar mais de 27 000 quilos de azeitona, tendo sido detidas 79 pessoas e identificados 122 suspeitos, em ocorrências relacionadas com o furto de azeitona.