Eduardo Moreira vai apresentar, no próximo sábado, dia 9, pelas 16:00 horas, na Biblioteca Municipal de Aljustrel, o seu novo livro «Aljustrel – 5000 mil anos de história».

Uma obra que faz uma viagem no tempo, desde a pré-história até à atualidade, e que tem como base a vida social, cultural e económica de Aljustrel.

Uma obra que centra a sua atenção também na geologia, na arqueologia e na ocupação deste território ao longo dos séculos e que pretende, sobretudo, dar a conhecer um pouco da história desta povoação, contribuindo para a preservação da identidade e da memória.

O objetivo é ainda desvendar as mais-valias de Aljustrel e dar a conhecer a importância da mineração em diferentes épocas, sem esquecer também o papel preponderante que a agricultura sempre teve.

Eduardo Moreira nasceu em Lisboa, em 1933, mas veio viver para Aljustrel aos nove anos de idade. Aqui exerceu várias profissões, a maioria ligadas à geologia. Interessou-se, desde cedo, também pela arqueologia e foi dos primeiros a descobrir alguns dos achados arqueológicos mineiros do Concelho de Aljustrel.

Interessou-se ainda pelo restauro e pela conservação de espólio encontrado e dedicou-se à sua preservação. Gosta de conversar e de transmitir o seu saber e conhecimentos aos outros. É um apaixonado por esta sua terra e pela sua história.