O Município de Aljustrel assinou com a Infraestruturas de Portugal (IP) o Acordo de Gestão para a construção da Variante de Aljustrel.

A cerimónia protocolar decorreu durante a Assembleia Evocativa do Dia do Município, sendo que as obras da nova Variante Rodoviária à vila de Aljustrel vão ter a duração de um ano e meio e deverão arrancar na próxima primavera, devendo estar concluídas em 2025. Terá um custo de cerca de 13 milhões de euros.

O concurso público da empreitada deverá ser lançado ainda durante este verão e este Acordo de Gestão só foi possível devido ao projeto técnico que a Câmara de Aljustrel fez previamente, iniciado em 2018, e que conseguiu que fosse incluído no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), tendo, por isso, financiamento já aprovado.

A construção vai ficar a cargo da Infraestruturas de Portugal (IP) e permitirá um melhor ordenamento do perímetro urbano na localidade, mas também será crucial para o desenvolvimento das atividades económicas, proporcionando melhores acessos rodoviários às muitas empresas que aqui já se instalaram ou que pretendem fixar-se.

Com esta variante minimizar-se-á o impacto negativo decorrente da circulação de tráfego, sobretudo pesado, dentro da vila e devolver-se-á o centro de Aljustrel às pessoas, melhorando-se as condições de mobilidade.

Esta variante permitirá ainda melhorar as ligações entre Aljustrel e a Estrada Nacional 2 (EN 2), à Autoestrada do Sul A2 e a Odemira.

Para a Câmara de Aljustrel, é o concretizar de uma aspiração antiga da Vila de Aljustrel, sendo que a assinatura deste acordo de gestão é um marco importante e há muito aguardado e reivindicado.