A GNR apreendeu na quarta-feira, no distrito de Faro, 400 artigos de contrafação que estavam a ser comercializados através das redes sociais, tendo uma mulher sido constituída arguida pelos factos, anunciou hoje a corporação policial militar.

A operação da Unidade de Ação Fiscal de Faro (UAF) da GNR foi realizada no âmbito de uma investigação contra a propriedade industrial de contrafação, imitação e uso ilegal de marca que decorria há cerca de um ano e o material apreendido teria um valor de mercado que ascende aos 9.400 euros, quantificou a força policial num comunicado.

A investigação apurou que a mulher vendia diversos artigos contrafeitos, nomeadamente, roupa, calçado e acessórios de moda, através das redes sociais, tendo sido dado cumprimento a três mandados de busca, uma domiciliária e duas em veículos, que levaram à apreensão do material de contrafação.

Além de 411 artigos contrafeitos, foram também aprendidos um telemóvel e elementos de prova documental, precisou a força de segurança.

“Foi constituída arguida uma mulher de 35 anos e os factos foram remetidos ao Tribunal Judicial de Faro”, assinalou a GNR, estimando que a atividade desmantelada com esta operação, denominada ‘Online Store II’, pode ter “causado um prejuízo ao Estado Português em sede de Imposto sobre o Valor Acrescentado (IVA), num valor aproximado de 2.162 euros”.

Esta é a terceira operação realizada pela GNR no distrito de Faro para combater a venda de material contrafeito através das redes sociais, no espaço de uma semana.

Na passada quinta-feira, a GNR anunciou a apreensão, no Algarve, de mais de 1.500 artigos contrafeitos, em duas operações distintas, constituindo arguida uma mulher que vendia os produtos nas redes sociais e identificando 11 vendedores ambulantes.

Numa das operações, denominada ‘Online Store’, a UAF de Faro constituiu arguida uma mulher de 47 anos que vendia os produtos nas redes sociais e apreendeu 755 artigos contrafeitos.

Na outra ação, realizada em Quarteira, o destacamento territorial de Loulé da GNR identificou 11 vendedores ambulantes e apreendeu 781 artigos contrafeitos, entre roupa, calçado e acessórios de moda.