Realizou-se, no dia 20 de outubro, a primeira reunião ordinária da Câmara Municipal de Portimão relativa ao mandato 2021-2025, após a tomada de posse do novo executivo autárquico e a posterior atribuição de pelouros efetuada pela presidente Isilda Gomes.

O executivo camarário do Município de Portimão passou a ser constituído por nove elementos, sendo que destes assumem pelouros a presidente da câmara mais quatro vereadores a tempo inteiro do Partido Socialista, ao passo que os restantes três vereadores não têm pelouros atribuídos.

Deste modo, Isilda Gomes ficará responsável pelas seguintes competências: Gestão Financeira e Património; Gestão dos Recursos Humanos; Assuntos Jurídicos; Proteção Civil e Segurança; Gestão Administrativa; Desenvolvimento Económico e Turismo; Informação, Comunicação, Marca e Relações-Públicas; Modernização e Sistemas de informação; Segurança da Informação e Proteção de Dados; Gestão do Espaço Rural e Gabinete Técnico Florestal. Quanto aos vereadores a tempo inteiro, Álvaro Bila foi nomeado vice-presidente e substituto de Isilda Gomes nas suas faltas e impedimentos, assumindo as seguintes competências: Relação com as Juntas de Freguesia; Ambiente Urbano e Alterações Climáticas; Contratação Pública e Compras; Iluminação Pública e Transição Energética; Serviço Médico-veterinário; Fiscalização Municipal e Ocupação da Via Pública; Gestão do Parque de Feiras, Mercados e Feiras Tradicionais; Gestão da Manutenção dos Equipamentos Públicos e Logística.

O vereador Filipe Vital continuará responsável pelas seguintes funções: Obras Públicas; Gestão da Manutenção e Requalificação do Espaço Público; Planeamento e Gestão da Mobilidade; Gestão da Rede Viária; Gestão dos Transportes Públicos; Gestão dos Contratos de Concessão de Estacionamento; Gestão e Manutenção da Frota e Oficinas; Gestão dos Fundos Comunitários; Cidades Inteligentes. Por sua vez, a vereadora Teresa Mendes manterá a seu cargo as seguintes competências: Educação; Ação Social e Saúde; Habitação Social e Gestão Patrimonial dos Bairros Municipais; Cultura; Desporto e Juventude; Movimento Associativo; Relação com o Munícipe e Defesa do Consumidor. Finalmente, o vereador João Gambôa será o responsável pelas seguintes competências: Gestão Urbanística - Obras Particulares; Planeamento do Território; Gestão da Informação Geográfica; Regeneração e Reabilitação Urbana; Gestão do Aeródromo Municipal de Portimão; Gestão Cemiterial; Estratégia Local da Habitação.

Os restantes elementos do executivo camarário são os vereadores Rui André, Ana Fazenda, Luís Carito e Pedro Xavier, que desempenham funções não executivas, sem pelouros atribuídos. As reuniões do executivo municipal de Portimão continuam a ter periodicidade quinzenal, realizando-se às primeiras e terceiras quartas-feiras de cada mês, pelas 10h, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.