Depois de se ver obrigada a adiar, por motivo de força maior, a iniciativa agendada para dia 3 de Setembro, a coligação Unidos por Faro informa que a apresentação pública das listas candidatas à Câmara Municipal e Assembleia Municipal, se vai realizar no próximo dia 8, quarta-feira, pelas 18h00 nos claustros do Museu Municipal de Faro.

A sessão conta com as intervenções dos cabeças-de-lista a estes dois órgãos autárquicos, respectivamente Rogério Bacalhau e Cristóvão Norte, que apresentarão as suas listas candidatas e os propósitos das suas candidaturas.

Rogério Bacalhau é Presidente de Câmara desde 2013, quando venceu essa eleição recolhendo 33,94 por cento dos votos. Renovou o mandato em 2017, desta feita com maioria, após vitória com 43,94 dos votos. Antes, nas autárquicas de 2009, fora eleito Vice-presidente da Câmara, iniciando ao lado de Macário Correia o trabalho de resgate da autarquia da bancarrota e de recuperação da sua operacionalidade, guindando o concelho para um ciclo de desenvolvimento sócio-económico sem paralelo desde a instauração da democracia. Rogério Bacalhau é professor de carreira e gestor escolar. Candidata-se a um terceiro mandato, o que é inédito na capital algarvia, durante décadas marcada pela alternância e instabilidade política. 

Aos 45 anos, Cristóvão Norte é deputado à Assembleia da República, eleito pelo círculo de Faro desde 2011. Com presença activa nas mais importantes comissões parlamentares e no próprio plenário, tem sido reconhecidamente a voz algarvia mais ouvida em todas as legislaturas. Economista e jurista de profissão, Cristóvão Norte tem dedicado a sua vida, quase em exclusivo, ao serviço público. Para além de membro da Assembleia Municipal de Faro, foi o chefe de gabinete de Macário Correia (2009/2011). Candidata-se a Presidente da Assembleia Municipal de Faro depois de, em 2017, ter vencido essa mesma eleição com 39,07 por cento dos votos apurados, contra os 37,65 obtidos pela lista socialista de José Apolinário.

Para além das intervenções de Rogério Bacalhau e Cristóvão Norte, será ainda possível conhecer e ouvir os mandatários de ambas as listas, figuras conceituadas e de prestígio incontestado em toda a Região.

O evento realizar-se-á com o respectivo distanciamento físico, de modo a respeitar as normas impostas pela DGS face ao COVID-19, salvaguardando-se a segurança de todos os participantes e público.