O Município de São Brás de Alportel aprovou um voto de louvor ao jovem são-brasense Hugo Faria, ex-adjunto do Athletic Football Club Bournemouth, da Primeira Liga Inglesa e que integrou a equipa técnica do Sporting Clube Olhanense.

Natural de São Brás de Alportel, Hugo Miguel da Encarnação Faria tem dedicado a sua vida ao desporto e essencialmente ao futebol. Jogador desde tenra idade, depressa alcançou as competições nacionais e internacionais de futebol, uma paixão que evoluiu para a componente técnica e estratégica de treino vindo a integrar diversas equipas técnicas.

O voto de louvor foi entregue esta terça-feira, 2 de fevereiro, nos Paços do Concelho como sinal de reconhecimento da dedicação, trabalho e mérito deste profissional de futebol, cujo percurso dignifica a prática e competição do futebol, eleva o nome do município de São Brás de Alportel e orgulha a comunidade são-brasense.

 

VOTO DE LOUVOR

Hugo Faria

Ex-Adjunto do Athletic Football Club Bournemouth, da Premier League Inglesa

Membro da Equipa Técnica do Sporting Clube Olhanense

Natural de São Brás de Alportel, Hugo Miguel da Encarnação Faria tem dedicado a sua vida ao desporto e essencialmente ao futebol. Jogador desde tenra idade, depressa alcançou as competições nacionais e internacionais de futebol, uma paixão que evoluiu para a componente técnica e estratégica de treino vindo a integrar diversas equipas técnicas. Recentemente, foi adjunto da equipa técnica do Athletic Football Club Bournemouth, da Primeira Liga Inglesa, regressando atualmente a Portugal, mais precisamente ao Algarve para integrar a Equipa Técnica do Sporting Clube Olhanense, sob coordenação do treinador Edgar Davids.

Este jovem São-brasense iniciou a sua carreira futebolística em São Brás de Alportel na Sociedade Recreativa 1 º de janeiro, ingressando aos 16 anos na equipa de juvenis do Futebol Clube do porto, onde se sagrou campeão nacional de juniores na época 1999/2000.

Tendo sido ao longo da sua carreira desde jovem, convocado inúmeras vezes para representar a Seleção Nacional nos diferentes escalões da modalidade, demonstrando enorme orgulho e empenho em defesa da bandeira nacional.

Aos 21 anos conquistou um novo sonho ao assinar contrato com o União de Leiria e passar a representar um Clube na principal liga de futebol portuguesa. Uma porta aberta ao mundo do futebol profissional que elevou a sua carreira a um patamar internacional integrando os plantéis de diferentes desde Grécia, Malta, Escócia entre outros.

Depois de uma consistente carreira de jogador profissional da I Liga de futebol, Hugo Faria prosseguiu no mundo do futebol, mas fora das quatro linhas, ao assumir, em 2018, o cargo de adjunto da equipa técnica do Athletic Football Club Bournemouth, da Primeira Liga Inglesa.

Em 2021 regressa a Portugal, mais propriamente ao Sporting Clube Olhanense, clube que o acolheu em tempos passados como jogador e que abre agora portas ao seu conhecimento e experiência à frente da equipa técnica do treinador Edgar Davids.

Um percurso desportivo de mérito ao mais alto nível da competição futebolística, nacional e internacional, reconhecido publicamente pelo município nas edições de 2006 e 2008 dos Prémios Juventude, tendo sido inclusive vencedor na categoria desporto em 2004.

Nesta feliz circunstância, reconhecendo a dedicação, o trabalho e o mérito deste profissional do futebol, propomos ao executivo municipal, reunido em sessão ordinária de 21 de janeiro de 2021, a atribuição de um voto de louvor a Hugo Miguel da Encarnação Faria, cujo trabalho dignifica a prática e competição do futebol, eleva o nome do município de São Brás de Alportel e orgulha a comunidade são-brasense.

Mais se propõe que deste voto de louvor seja dado conhecimento ao Sporting Clube Olhanense, e que o mesmo seja divulgado pelos meios informativos municipais e junto da comunicação social local.

 

São Brás de Alportel, 21 de janeiro de 2021

Os membros do executivo Municipal de São Brás de Alportel