Assim, enquanto no antigo anfiteatro do Instituto Universitário D. Afonso III quatro Torres montavam a Muralha de Loulé, nos corredores do piso superior do claustro do mesmo Convento do Espírito Santo jogava-se o Torneio da Porta Aberta, um modelo semelhante ao dos Torneios Online das Torres que se disputas todas as sextas-feiras na internet, que permitia aos interessados entrar e sair da competição em qualquer altura, aproveitando as pausas para ir espreitar os desenvolvimentos da III Divisão.
Participaram nesta prova 24 xadrezistas, tendo a vitória - e o elegante troféu oferecido pela Loulé Desporto (a Estátua de Loulé sob um Rei preto) - sorrido a Pedro Dias que esta época representa o Grupo Dramático Ramiro José, da Associação de Xadrez de Lisboa.
O pódio ficou completo com João Mendes (da Escola Secundária de Loulé, não federado) e Diogo Quinta (da Escola Eng. Duarte Pacheco, xadrezista do Loulé ++).
Destaque, ainda, para a presença de vários jogadores do Clube de Xadrez do Agrupamento Eng. Duarte Pacheco: Diogo Silva (4.º lugar), Ricardo Dimas (7.º), David Pires (11.º), Vicente Afonso (14.º), Ricardo Santos (15.º) ou Paula Tijaro (21.º).
Por: Xadrez Loulé