A equipa nortenha revelou-se sempre mais dominadora e, apesar de não impedir que o jogo chegasse ao intervalo com um empate 1-1, quebrou uma boa entrada dos forasteiros na segunda metade com dois tentos que decidiram o desafio.
A turma Póvoa de Varzim corporizou a boa entrada na partida com um golo logo ao quarto de hora, depois de Diego Mourão, de cabeça, dar a melhor sequência a um livre apontado por Nelsinho.
O Olhanense não acusou a vantagem dos locais, reagindo bem na frente de ataque, para recuperar o empate, acabando por chegar ao 1-1, aos 23, através de um pontapé acrobático de Coelho, que ainda bateu no poste e no guarda-redes Kadú antes de passar a linha de golo.
Apesar da igualdade, o Varzim mantinha sinal mais, e Nélson Agra e Nelsinho, com remates de longe, ainda antes do intervalo, tentaram recuperar a dianteira no marcador, mas sem sucesso.
O descanso acabou por fazer bem à formação de Olhão, que surgiu no reatamento com ambição renovada e bem mais pressionante, obrigado o guardião poveiro Kadú a intervenções ousadas.
Apesar de crescendo dos algarvios, acabou por ser o Varzim a recuperar a vantagem, à passagem da hora de jogo, num livre direto de Rui Coentrão, que caprichosamente não sofreu desvios, acabando por surpreender a defesa visitante.
O 2-1 acabou por pesar animicamente nos jogadores do Olhanense, que foram perdendo o fulgor e garra, permitindo ao Varzim reequilibrar o jogo e chegar ao terceiro golo, num cabeceamento de Stanley, na sequência de um canto, que sentenciou a partida.
Jogo no Estádio Do Varzim SC, na Póvoa de Varzim.
Varzim - Olhanense, 3-1.
Ao intervalo: 1-1.
Marcadores:
1-0, Diego Mourão, 15 minutos.
1-1, Coelho, 23.
2-1, Rui Coentrão, 61.
3-1, Stanley, 67.
Equipas:
- Varzim: Kadú, Tiago Lopes, Abel, Sandro, Raul, Pedro Sá, Nélson Agra (Rodrigo Dantas, 50), Nelsinho, Stanley, Diego Mourão (Adilson, 86) e Rui Coentrão (Hernâni, 67).
(Suplentes: Ricardo, João Carneiro, Vitor Hugo, Bruno Moraes, Adilson, Rodrigo Dantas e Hernâni).
Treinador: Quim Berto.
- Olhanense: Moreira, Rodolfo Lourenço, Daniel Materazzi, Virga, Tiago Duque, Osumane Baldé, Giraldo, Murilo (Gonzalez, 71), João Oliveira (Galassi, 62), Coelho e Magrassi (Said, 62).
(Suplentes: Tiago Maia, Lucas Morelatto, Fábio Marinheiro, Gonzalez, Said, Leandro Borges, Galassi)
Treinador: Cristiano Bacci.
Árbitro: João Capela (Lisboa).
Ação disciplinar: Cartões amarelos para Sandro (35), Magrassi (41), Giraldo (65), Galassi (77), Rodrigo Dantas (80), Daniel Materazzi (83).
Assistência: cerca de 1.000 espetadores.
Por: Lusa