O objetivo passa por prolongar a proteção da população até atingir imunidade de grupo.

O uso obrigatório de máscara de proteção já vai longo e deverá continuar pelo menos até ao final do verão. Esta é a “aposta” de António Costa, para que as medidas de proteção contra a pandemia da Covid-19 se mantenham até se atingir a imunidade de grupo.

À saída do Conselho de Ministros na semana passada, onde decidiu avançar para a fase seguinte do plano de desconfinamento, António Costa referiu que mesmo não querendo antecipar-se sobre o que vai estar previsto no plano, “se tivéssemos de fazer uma aposta, diria que em 99,99% a probabilidade é que a obrigatoriedade do uso de máscara se prolongue até atingirmos pelo menos o grau de imunização de grupo no final de verão". "Pelo menos até aí, seguramente, mas não me quero antecipar”, sublinhou.

E relembrou ainda que a Assembleia da República “tem vindo a renovar e a prorrogar a obrigatoriedade do uso de máscaras” ao longo dos últimos meses. A obrigatoriedade do uso de máscara está em vigor, aliás, desde 28 de outubro, tendo sido inicialmente definida por um prazo de 70 dias, até 5 de janeiro, dia em que se iniciaram as renovações dessa medida pelo parlamento.

 

Por: Idealista