No total, estas estruturas associativas - sediadas nos concelhos de Aljezur, Lagos e Vila do Bispo - irão intervir em 165 hectares e limpar áreas sensíveis, selecionadas de acordo com a carta de perigosidade de incêndios.
O encontro de interesses e vontades permitiu a assinatura dos documentos que formalizam, uma vez mais, a parceria entre a Terras do Infante, que tem a gestão e defesa da floresta como um dos seus eixos prioritários de atuação, e as associações locais com responsabilidade em matéria de gestão de zonas de caça associativas ou municipais, a qual inclui a limpeza regular de povoamentos florestais e a desmatação de áreas incultas para a criação de zonas de alimentação de caça.
As ações a desenvolver ao abrigo deste contrato consistem na gestão de combustíveis, sempre que possível, em faixas de dez metros, situadas junto a caminhos rurais, incluindo, ainda, regularizações pontuais da faixa de circulação e controlo da vegetação espontânea que esteja a condicionar a circulação de veículos.
Estas intervenções serão apoiadas financeiramente pela A.M. Terras do Infante, que disponibilizou para o efeito uma verba global de 70 mil euros, a repartir pelas dez associações em função da dimensão da área pela qual cada uma ficará responsável.
Entidades parceiras da A.M. Terras do Infante:
- Clube de Caça e Pesca Moinho do Coreino
- Associação de Caçadores Fome Aguda
- Clube de Caça e Pesca da Lagoa Sabrosa
- Clube de Caça e Pesca do Concelho de Aljezur
- Clube de Caça e Pesca do Concelho de Vila do Bispo
- Clube de Caça e Pesca São Gonçalo
- Associação de Caçadores do Carvalhinho e Rochedo
- Associação de Caça Atalaia
- Clube Cultural e Recreativo “Os Amigos da Carrapateira”
- Associação Caçadores de Bensafrim