Julho vai alto, os dias alongam-se, o tempo abranda. É verão, estamos de férias e é tempo de estar juntos.								
									
	Este SUN DAY, ou DIA DO SOL, nasce da vontade de celebrar essa pausa com um programa descontraído, pensado especialmente para famílias, grupos de amigos e todas as pessoas que querem passar um dia inteiro na EscolaNova em modo partilha, entre sabores de longe, jogos de sempre, histórias inventadas e música ao entardecer.
	Neste domingo especial, abrimos as portas, o recreio e a cozinha da EscolaNova para acolher quem vem de perto e quem chegou de longe. Vamos celebrar a diversidade, a alegria do encontro e o prazer de fazer coisas com as mãos — sejam momos, poemas ou bolos. Venham com tempo. Fiquem o dia inteiro em família e/ou entre amigos.
	O SUN DAY ou DIA DO SOL acontece uma vez por mês e transforma a EscolaNova num espaço de celebração vibrante, que se estende do amanhecer ao anoitecer. Com um programa rico e diverso, este dia convida-nos a participar ativamente: cozinhar, aprender, brincar, arranjar, mover o corpo ou simplesmente aquecer-se ao sol.
	Tudo acontece em torno do saber fazer com as mãos e o corpo, da sabedoria da terra e das artes nas suas mais variadas expressões. Uma verdadeira festa comunitária, tecida de partilhas, memórias, descobertas e encontros.
	EscolaNova, Bordeira · Aljezur
	27 julho 2025 (dom) — 10h00 · 20h00
	Bilhetes
	Acesso livre*
	*À excepção do workshop de culinária “Do Nepal para a Bordeira” que requer bilhete.
	Programa detalhado
	27 julho 2025
	10h00 — 14h00
	Workshop de Culinária
	Do Nepal para a Bordeira Aprender a fazer momos
	com o grupo Didi Bahini
	As Didi Bahini, mulheres do Nepal que vieram do Oriente para construir a sua vida no sul de Portugal, mais precisamente em Odemira, chegam à EscolaNova com as mãos cheias de histórias e receitas, prontas para partilhar a sua cultura gastronómica.
	Nesta oficina, vamos aprender a preparar momos que são pequenos pastéis recheados com legumes ou frango, moldados à mão com delicadeza e cozinhados a vapor, acompanhados por molhos de pickles típicos do Sul da Ásia. Uma experiência para saborear a cultura, escutar o outro e partilhar à volta da mesa.
	Tragam avental e vontade de pôr as mãos na massa!
	Classificação Etária
	M/12+
	Bilhetes
	10€ Preço único
	14h00 - 19h00
	Jogos tradicionais em madeira para todas as idades
	Jogos do Helder
	com Ricardo Falcão e Madalena Victorino
	Os espaços exteriores da Escola Nova transformam-se num grande parque de jogos com a coleção dos “Jogos do Helder”: 12 jogos construídos em madeira, pensados para proporcionar uma fruição em família dos jogos tradicionais portugueses. Uma coleção de mesas, caixas e tabuleiros que convida, sobretudo, os mais novos, a descobrir (ou redescobrir) esta tradição de brincar.
	Pais, filhos, avós, vizinhos ou amigos: aqui joga-se em grupo!
	Acesso livre
	15h00 — 18h00
	Oficina lúdica inspirada em Ana Hatherly
	Histórias com bolos
	com Sandra Sanches, Manuel Ruiz, Rita Sousa, Madalena Victorino
	Partimos da poesia visual de Ana Hatherly, artista de obra extraordinária que conjuga o desenho, a repetição e o ritmo para criar uma poesia lúdica, capaz de cativar todas as pessoas, incluindo crianças. Vamos inventar contos livres que nascem da imaginação e se transformam, com muita partilha de ideias, em manifestos poético-visuais, histórias colectivas (à maneira do cadavre exquis), contos que se podem contar também com o corpo, ou poemas que se desenham como Ana Hatherly fazia.
	A tarde será preenchida com jogos e dinâmicas em que há escribas, ilustradores, aglomeradores de palavras e até um toque de culinária. Enquanto escrevemos, desenhamos e inventamos, parte do grupo — à vez — prepara um lanche delicioso, cheio de limonadas e bolos caseiros. Num corrupio entre sala e cozinha, há quem mexa o bolo ao mesmo tempo que introduz um novo desenho na história que está a ser criada.
	Acesso livre
	19h00
	Música
	Concerto ao Sol
	com Sheila Kamayd, Guilherme Campos e Ricardo Falcão
	Um trio composto por Sheila Kamayd (flauta transversal e voz), Guilherme Campos (acordeão) e Ricardo Falcão (bateria) vai deliciar-nos com um som quente, cheio de ritmo e boa disposição musical. De Cuba ao Alentejo, este trio convida-nos a viajar sonoramente por paisagens de tradição e festa. Quem sabe se não acabamos mesmo a dançar neste fim de tarde de verão, na Escola Nova...
	/Voz e flauta Sheila Kamayd   /Acordeão Guilherme Campos   /Bateria Ricardo Falcão
	Acesso livre
	Por: Lavrar o Mar
								


                            
                            
                            
                            
