Smishing - Método de burla!

A mensagem de texto pede, normalmente, para clicar num link de modo a «verificar», “atualizar", ou «reativar» a sua conta. Mas… o link leva a uma página falsa.
Estas mensagens são enviadas em nome de empresas conhecidas, geralmente de comercializadoras de energia, de operadores de telecomunicações e de empresas de entrega de encomendas.
A GNR aconselha:
- Não responda ou forneça, nestas situações, quaisquer dados pessoais;
- Não carregue em links, anexos ou imagens que receba em mensagens de texto não solicitadas, sem verificar o remetente;
- Desconfie de mensagens com endereços estranhos, números de telefone estrangeiros ou português incorreto;
- Não deixe que o apressem. Verifique calmamente tudo o que precisa antes de responder;
- Não efetue pagamentos de faturas que desconhece ou forneça dados de pagamento para encomendas que não realizou;
- Nunca responda a mensagens de texto que lhe peçam o PIN, passwords de acesso ao banco ou outros códigos de segurança;
- Se acha que respondeu a uma mensagem de smishing, indicando dados bancários, contacte o seu banco imediatamente.
Por: GNR