Ontem, dia 30 de setembro, decorreu, na Praça da República e no Jardim do Coreto, em Tavira, o encerramento da VII edição da Semana Europeia de Desporto que se comemorou, entre os dias 23 a 30 de setembro, sob o lema #BEACTIVE.

Num total de mais de duas dezenas de modalidades desportivas, a população foi convidada a usufruir de diversas atividades, numa tarde inteiramente dedicada a promover o desporto e a vida saudável, onde estiveram mais de 400 participantes.

Maria Xavier, treinadora do Clube de Vela de Tavira de minis e infantis femininas, que se encontrava no evento com os mais pequeninos a jogar andebol, explicou ao nosso jornal que a Semana do Desporto é «muito importante para convidar a população, onde se destacam os mais novos, a praticar a atividade física». Em jeito de convite, dirigiu-se às meninas entre os 7 e os 9 anos, para se juntarem ao clube. 

Também José Trindade, treinador do Clube Basquetebol de Tavira de mini-12 e sub-14 femininos, considerou este evento muito importante para a região algarvia. «Estamos aqui a participar a convite da Câmara Municipal e eu considero a iniciativa muito importante. Com a pandemia, muita gente ficou em casa sem praticar nenhuma atividade física e nós queremos que todos saiam dos seus lugares, principalmente as crianças, e comecem a dar atenção ao desporto». 

Custódio Moreno fez as honras no palco e começou por realçar que «com este evento, Tavira foi a Capital Europeia e Capital Nacional do Desporto». O Diretor Regional do Algarve do IPDJ, I.P reforçou que a Semana do Desporto «é trabalho de muita gente, desde o IPDJ, até à equipa da Câmara», onde o «associativismo» foi a palavra-chave para a mostra desportiva que aconteceu ontem em Tavira. 

O Presidente do IPDJ, I.P., Vítor Pataco explicou na sua intervenção que «a Semana Europeia do Desporto vai na sétima edição e aquilo que pretende é fazer uma chamada de atenção às pessoas em geral, de todos os segmentos - dos mais velhos aos mais novos - para combater o flagelo [...] da falta de atividade física». O responsável lembrou ainda que «os níveis de inatividade são muito elevados e esse problema não é só português». 

A Presidente da Câmara Municipal de Tavira saudou também todas as associações e clubes desportivos, escolas, autarquias, centros municipais de marcha e corrida, ginásios e grupos informais ligados ao desporto presentes na iniciativa. Ana Paula Martins mostrou-se orgulhosa pela escolha da cidade de Tavira para o encerramento do evento e lembrou que «temos [a Câmara Municipal] dado grande importância à prática desportiva, onde se destaca o Programa de Promoção da Atividade Física em Tavira, nas várias modalidades e que vai dos lares aos infantários, passando pela área da deficiência e desporto adaptado».

A autarca acrescentou ainda que fazer exercício físico «é essencial» e aproveitou para agradecer ao seu vice-presidente do desporto nos últimos 12 anos, Zé Manel, que finalizou o seu mandato nas funções. 

Ao lado dos anfitriões do evento, subiram ao palco ainda vários embaixadores BEACTIVE, como David Livramento (ciclista), Joana Santos (judoca), Luís Conceição, Paulo Murta e Vidal Fitas (treinadores), Ezequiel Canário e Ana Cabecinha (atletas olímpicos), entre outros.

Depois de dado o tiro da partida para a corrida, por Ana Paula Martins, seguiu-se o início do direto no Facebook, transmitido para vários locais de Portugal, como Lisboa, Braga e Porto. 

Esta é uma iniciativa desenvolvida pela Comissão Europeia, coordenada, em Portugal, pelo Instituto Português do Desporto e Juventude e conta com o apoio da Câmara Municipal de Tavira, de associações regionais de modalidades desportivas, associações e clubes desportivos locais. A Semana Europeia de Desporto decorre, em simultâneo, em 45 países europeus.

 

Por: Filipe Vilhena