Na Semana do Ambiente, que decorreu de 2 a 6 de junho, o Município de Loulé participou no XVII Seminário Internacional «Gestão e Conservação da Biodiversidade», que teve lugar em Vale do Lobo, sob o tema «Restauro de Habitats e Gestão da Vegetação».

Esta iniciativa contou com a presença de investigadores de renome de diversos países do Mediterrâneo, nomeadamente Portugal, Espanha, França, Itália e Malta, especialistas nas áreas da restauração de habitats e gestão de vegetação. Técnicos da Autarquia juntaram-se para apresentar os principais projetos a decorrer nas áreas protegidas do município.

No dia 5 de junho, a organização levou os visitantes a uma excursão geobotânica pelo concelho de Loulé, com um itinerário que seguiu desde a faixa litoral até ao Barrocal algarvio. O percurso passou por duas das áreas do concelho mais ricas em biodiversidade, a Paisagem Protegida Local da Rocha da Pena e a Nave do Barão, esta última em processo de classificação. Os investigadores destacaram a elevada importância destes locais em termos de espécies de flora protegida e habitats naturais e seminaturais da Rede Natura 2000, que importa preservar.

Ao longo da Semana do Ambiente, o Centro Ambiental também dinamizou várias atividades educativas e de sensibilização com o objetivo de reforçar a ligação entre a comunidade e a natureza. No âmbito do Projeto Andorin, promovido em parceria com a associação Vita Nativa, os alunos mapearam ninhos de andorinhas e andorinhões, aprenderam a identificar estas aves e até construíram ninhos artificiais para apoiar a sua conservação. Na atividade "Aves na Ria Formosa", explorou-se a diversidade de aves que habitam este ecossistema único, sensibilizando os participantes para a importância das zonas húmidas. A "Batalha contra as Invasoras" levou alunos a arregaçar as mangas e a ajudar no controlo de espécies exóticas invasoras, como o chorão-das-praias (Carpobrotus edulis), reforçando a importância de proteger os habitats nativos. Já em "Anilhando o Futuro – Aves nas Áreas Protegidas", realizou-se uma sessão de anilhagem científica na Reserva Natural Local da Foz do Almargem e Trafal, onde os participantes puderam observar de perto várias espécies de aves e perceber o valor deste trabalho para o estudo e conservação da avifauna.

Por fim, o Projeto Biocenários deu cor e movimento à semana, com ensaios criativos que juntam dança, natureza e expressão artística, permitindo aos participantes uma nova forma de se relacionarem com o ambiente.