Escolas dos cinco concelhos algarvios abrangidos pelo Parque Natural da Ria Formosa vão receber ações de sensibilização ambiental durante a Semana da Ria Formosa, que se realiza entre a próxima segunda-feira e 20 de abril, anunciou a organização.

A iniciativa prevê a realização de atividades junto dos alunos das escolas de Loulé, Faro, Olhão, Tavira e Vila Real de Santo António, incentivando “a partilha pedagógica de experiências” e valorizando os “valores naturais” da Ria Formosa, adiantou o Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF).

“A Semana da Ria Formosa pretende fomentar parcerias […] com o objetivo de difundir informações, fomentar o conhecimento e práticas que possam incrementar a consciencialização e o reconhecimento da importância da Ria Formosa, contribuindo para a construção de uma consciência ecológica conducente à preservação do património natural e cultural”, refere o ICNF na página da Internet dedicada ao evento.

A iniciativa é organizada pelo ICNF e pelo Parque Natural da Ria Formosa, com o apoio das Câmaras Municipais e outras organizações, com o objetivo de sensibilizar para a preservação dos valores naturais de zona húmida lagunar, situada na costa do sotavento (este) do Algarve, que se estende por cinco municípios do distrito de Faro.

O programa da Semana da Ria Formosa prevê a realização de atividades formativas, lúdicas, culturais e ambientais ao longo de uma semana em todos os municípios que integram o PNRF, direcionadas para as escolas, para o público geral ou sujeitas a inscrição.

O dia de abertura contará com atividades nos cinco concelhos, que incluem, entre outras, a iniciativa “Não, às invasoras!”, na Praia do Barril, em Tavira, para 25 alunos do ensino básico e secundário, ou o circuito Natureza Divertida, para turmas do 6.º ano, no Centro de Educação Ambiental de Marim, em Olhão.

Uma oficina dedicada aos 3 R’s (Reduzir, Reutilizar, Reciclar) para o pré-escolar e primeiro ciclo, em Vila Real de Santo António, ou as iniciativas Aves da Ria Formosa, para o 1.º ciclo e secundário, na Quinta do Lago, em Loulé, e “Esta noite sonhei com um cavalo marinho”, em Estoi e na Bordeira (Faro), são algumas das atividades previstas para o dia seguinte.

As famílias e o público em geral também podem participar na Semana da Ria Formosa, contando para o efeito com a iniciativa “À descoberta dos ninhos da Ria Formosa”, prevista para o dia 17, em Olhão.

As atividades prolongam-se até 20 de abril, com limpezas ambientais na margem do rio Gilão, em Tavira, e na Ria Formosa previstas para os últimos três dias da semana, ainda segundo o programa.

A Ria Formosa é a principal área húmida do Sul de Portugal, a sua zona lagunar está separada do mar por um cordão de ilhas-barreira e encontra-se abrangida pela convenção sobre as zonas húmidas de importância internacional (Ramsar).

Está localizada ao longo da costa do sotavento algarvio, entre o Ancão (Loulé) e a Manta Rota (Vila Real de Santo António).

 

Lusa