Numa iniciativa do Plano Nacional de Leitura (PNL), Tavira promove a 15.ª edição da Semana da Leitura, a qual decorre entre 08 e 12 de março. A ação, devido à atual situação de pandemia COVID-19, realiza-se online e conta com a participação das escolas das redes pública e privada.

O programa prevê um conjunto de atividades que, durante estes dias, assinalam a leitura como elemento estruturante e agregador. Neste sentido, é possível assistir ao seguinte cartaz:

- “Galeria de autores”

Nos autocarros Sobe e Desce serão colocados textos com referências bibliográficas. A par disso, a Biblioteca Municipal Álvaro de Campos disponibilizará um vídeo com imagens de anteriores edições, criando, deste modo, uma mostra online da Galeria de autores.

- “Tavira a ler”

Durante este período, a Rádio Gilão irá transmitir vários momentos de leitura de textos pela voz dos estudantes. Esta ação resulta da articulação entre professores, alunos e este órgão de comunicação social local.

- “Põe-te a ler”

Publicação de comentários, artigos de opinião, reflexão sobre livros selecionados por alunos, pais, encarregados de educação e professores.

- A Quatro Mãos

No dia 12 de março, pelas 11h00, é intenção da organização alargar o gosto pelos livros e o prazer de ler por todos os alunos do 1.º Ciclo do concelho. Neste sentido, será enviado um link também para as escolas das freguesias, ampliando, assim, a participação de um maior número de crianças nesta iniciativa.

A Semana da Leitura é uma organização da Rede de Bibliotecas de Tavira (bibliotecas escolares e municipal) e conta com a colaboração da Rádio Gilão.

 

Por: CM Tavira