Albufeira mantém viva a tradição do S. Martinho. Um pouco por todo o concelho a população sai à rua para comer as primeiras castanhas assadas do ano, acompanhadas da jeropiga e do vinho novo. E em festa que é festa não pode faltar a animação com música de baile e acordeão para completar a degustação. O convite está feito, não falte!

Em Albufeira a tradição continua a ser o que era antigamente e os costumes mandam que neste dia – 11 de novembro - a população se junte à volta da fogueira para comer castanhas assadas, provar o vinho novo e beber a jeropiga.

Todos os anos, em vários pontos do concelho, a Festa acontece com muita alegria e confraternização.

À semelhança de anos anteriores o Município associou-se às comemorações com um programa especial que, desta feita, vai decorrer no Museu Municipal de Arqueologia, na zona antiga da cidade, entre as 14h00 e as 17h00.

Se o tempo não desapontar e o sol marcar presença, as castanhas e a jeropiga vão ser degustadas ao som dos instrumentos e da música dos Alunos do Conservatório de Albufeira, com uma bonita vista sobre o mar.

Quem optar pelo interior do concelho e for até Paderne pode desfrutar de uma prova de vinhos produzidos naquela aldeia do barrocal algarvio, acompanhada de animação musical com vários acordeonistas da região. O evento é da responsabilidade da Junta de Freguesia local e vai decorrer entre as 14h00 e as 20h00, na Praça Nova.

Na bonita vila piscatória de Olhos de Água, a “homenagem” ao santo milagreiro mais querido da população só acontece no dia 16. A partir das 14h00 até às 19h00, se quiser provar as castanhas e o vinho vá até ao Mercado Municipal de Olhos de Água, local escolhido pela Associação Cultural e Recreativa – ACRODA para a edição do S. Martinho deste ano. Valter Cabrita fica responsável pela animação.

 

Por CM Albufeira