A sua nomeação estava programada para outubro, mas aconteceu mais cedo devido à determinação nacional antecipada, no âmbito da implementação da nova Lei Orgânica de Proteção Civil.
Richard Marques liderou os Bombeiros Volunários de Portimão nos últimos 7 anos. O Algarve Marafado avança que o comandante vai agora integrar uma equipa composta por Vítor Vaz Pinto (Comandante Regional de Emergência e Proteção Civil) e Abel Gomes (2º Comandante Regional de Emergência e Proteção Civil).
O recém chegado ao cargo vai também acumular funções de coordenador da Proteção Civil Municipal de Portimão, uma função que passará a ser exercida por Luís Mestre, adjunto da corporação. Segundo o jornal, o seu sucessor enquanto comandante será decidido pelos Bombeiros Voluntários de Portimão.
Richard Marques é licenciado em Gestão do Ambiente e concluiu ainda o curso de especialização/pós graduação em gestão da emergência pela Escola Nacional de Bombeiros. No seu currículo, consta também como Perito do Mecanismo Europeu de Protecção Civil.
Antes de integrar os Bombeiros de Portimão, foi adjunto de Comando do Corpo de Bombeiros de Faro – Cruz Lusa e comandante da mesma corporação.