A Assembleia Geral da Região de Turismo do Algarve (RTA) reúne-se na próxima sexta-feira, dia 1 de agosto, às 15h30, no auditório da sede da RTA, em Faro.

Entre os pontos da ordem de trabalhos destaca-se a eleição do Conselho de Marketing para o mandato 2025-2029, órgão para o qual foi formalizada uma candidatura mandatada por Pedro Lavia, fundador e presidente do Conselho de Administração do Zoomarine, subscrita por mais de uma dezena de associações representativas do setor turístico regional.

A reunião inclui ainda o balanço do segundo ano de mandato da Comissão Executiva liderada por André Gomes. Neste período, o Turismo do Algarve reforçou significativamente o seu papel na estruturação e qualificação da oferta turística regional, destacando-se iniciativas como:

  • Revisão do Plano de Marketing Estratégico do Turismo do Algarve;
  • Consolidação do Observatório Regional para o Turismo Sustentável, reconhecido pela Organização Mundial do Turismo (OMT);
  • Crescimento do selo “Save Water”, um compromisso regional com a eficiência hídrica que permitiu reduzir em 13% o consumo total de água no setor turístico em 2024, face ao ano anterior;
  • Campanhas promocionais estratégicas como “Ao Natural é Melhor”, “As Férias que tu Mereces”, “Ria mais que Formosa”, bem como a campanha “Save Water”;
  • O regresso do Algarve aos grandes palcos do golfe internacional e a continuidade de eventos de referência como o MotoGP e as grandes provas de ciclismo;
  • O lançamento de novas rotas aéreas internacionais a partir do Aeroporto de Faro, incluindo ligações inéditas a Nova Iorque, Helsínquia e Reiquiavique, contribuindo para a redução da sazonalidade turística.

Será ainda solicitado aos membros da Assembleia Geral, representantes dos municípios e das entidades e associações mais representativas do setor turístico regional, que apresentem contributos e propostas para o Plano de Atividades da RTA para o ano de 2026.

Esta reunião constitui ainda uma oportunidade para o Turismo do Algarve reafirmar a confiança no sucesso do ano turístico em curso, destacando os resultados já alcançados pela região e reforçando o compromisso coletivo com o crescimento sustentável, a inovação contínua e a consolidação do Algarve como destino líder a nível nacional e internacional.

 

BDC