Anima Mercado de Verão em Quarteira com música e histórias

Na noite de 16 de julho, foi marcada pelo ritmo e pela voz calorosa de Nanook o Vagabundo, que levou ao Mercado de Verão de Quarteira um repertório repleto de histórias musicais. O artista, nome artístico de Tércio Jorge Cristiano de Macedo Freire, cativou o público com o seu estilo único, misturando originais e versões que atravessam géneros como o folk, o jazz e a música de intervenção.

Nascido a 25 de outubro de 1976, em Ponta Delgada, nos Açores, Nanook descobriu cedo a paixão pela música, dedicando-se ao piano e à guitarra. Em 1997, mudou-se para Faro, onde mergulhou no cenário musical algarvio, integrando e formando várias bandas universitárias e locais. Dois anos depois, começou a atuar a solo em bares e hotéis por todo o Algarve, consolidando uma carreira que já atravessa mais de duas décadas.

A sua busca por aperfeiçoamento levou-o, no ano 2000, a estudar jazz com nomes como Zé Eduardo (Zé Eduardo Unit) e Fernando Aires Ramos (Pedro Abrunhosa Quintet e Rapazes do Jazz), integrando depois projetos sob a sua orientação. Essa formação refinou o seu estilo, conferindo-lhe uma versatilidade que hoje marca os seus espetáculos.

A partir daí, a sua carreira artística entrou num outro registo, com a gravação de vários EP e LP.

No Mercado de Verão de Quarteira, Nanook trouxe não apenas música, mas também uma presença envolvente, convidando o público a viajar por melodias que vão do intimista ao energético. Entre residentes e turistas, muitos foram os que pararam para ouvir, dançar e até cantar junto, num ambiente descontraído e familiar.

Com uma carreira que já percorreu palcos por todo o país, Nanook O Vagabundo continua a ser uma presença marcante no Algarve, levando a sua música a quem a quiser ouvir, sempre com a alma de um verdadeiro contador de histórias.

 

Por: Jorge Matos Dias