A Associação Juvenil Akedita em Ti é uma organização sem fins lucrativos, que tem como objetivo promover o desenvolvimento integral de crianças, jovens e famílias em situação de risco e/ou vulnerabilidade social, através de atividades educativas, culturais, desportivas e comunitárias.

No passado dia 21, pelas 15H, a Akredita em Ti, participou numa ação de reflexão e partilha de experiências entre mulheres ciganas, promovida pela Associação para o Desenvolvimento das Mulheres Ciganas Portuguesas (AMUCIP) e o Alto Comissariado para as Migrações (ACM).

O Círculo de Fala de Mulheres Ciganas foi uma iniciativa que visou promover a valorização e o empoderamento das mulheres ciganas, através da criação de espaços de diálogo e reflexão. O projeto buscou fortalecer a sua identidade e autoestima, além de combater o preconceito e a discriminação enfrentados pela comunidade.

O programa do evento incluiu diversas atividades. A dinâmica de apresentação "Quem sou eu?" permitiu que cada participante conhecesse melhor a colega ao seu lado e, posteriormente, fizesse a apresentação dela. Essa atividade teve como objetivo promover a empatia e o entendimento mútuo. Outra dinâmica, intitulada "Passo em frente", incentivou as participantes a darem um passo à frente caso a resposta a uma pergunta fosse positiva. Essa atividade abordou temas como escolaridade, trabalho, maternidade, entre outros, e permitiu que as mulheres compartilhassem as suas experiências e identificassem semelhanças e diferenças entre si. Após as dinâmicas, houve uma reflexão coletiva sobre as questões levantadas, no qual foi abordada a questão de alterar algo na vida de cada participante, sendo posteriormente discutidas possíveis soluções para as dificuldades enfrentadas, como a falta de moradia, a dificuldade em alugar uma casa e a obtenção de documentos.

O encontro contou também com a exibição do vídeo "DROM KALINS (Caminhos de Ciganas)", que retratou a vida e os desafios enfrentados pelas mulheres ciganas em Portugal.

Por fim, foi realizada uma avaliação, na qual as participantes puderam expressar a sua opinião sobre o evento com uma única palavra. E, de seguida, foi proporcionado um lanche a todas, sendo mais um momento de convívio enriquecedor entre as participantes.

 

Akedita em Ti