A política de desenvolvimento rodoviário sempre foi um pilar muito importante nos mandatos autárquicos do PSD.

Entendemos desde sempre que apenas assim se permitiria uma fluidez comercial e uma aproximação das populações aos diversos locais do concelho e da região.

Assumimos que a conclusão da Variante Norte de Loulé à Estrada Nacional 270, entre a rotunda do Centro de Saúde e a rotunda do cilindro, contribuirá para uma significativa melhoria das condições de mobilidade ao nível sub-regional e, em consequência, uma melhoria da qualidade de vida da população residente, nomeadamente na cidade e no concelho de Loulé.

Em nome da exigência que todos devemos ter nesta matéria, convém saber mais sobre o ponto de situação rodoviário.

Aproveitando a presença do senhor Secretário de Estado das Infraestruturas, Guilherme d’Oliveira Martins, na cerimónia de inauguração da Avenida do Atlântico, em Quarteira, colocamos as seguintes questões:

1 - Qual o ponto de situação do projeto da obra da Variante Norte de Loulé à Estrada Nacional 270, entre a rotunda do Centro de Saúde e a rotunda do cilindro?

2 - Para quando está previsto o lançamento do concurso público relativo à empreitada em causa?

Estas questões advêm do enquadramento histórico e que é resultado de um antigo compromisso de contrapartidas à instalação do Aterro Sanitário do Sotavento, no sitio da Cortelha, Salir, a execução da Variante Norte de Loulé à Estrada Nacional 270 – que atravessa o centro urbano de Loulé na direção Oeste/Este – assume especial importância na perspetiva da melhoria da circulação automóvel, nomeadamente ao retirar do centro da cidade o trânsito de passagem associado ao serviço do Aterro Sanitário do Sotavento, ao facilitar os fluxos automóveis de e para o interior do concelho e ao permitir um acesso privilegiado à Via do Infante.

A primeira fase desta obra, inaugurada a 30 de julho de 2010, consistiu na ligação da EN 396 na Franqueada à EN 270 na saída de Boliqueime, tendo a mesma terminado na zona norte da cidade, na EN 396, junto ao Centro de Saúde. A conclusão da Variante encontra-se, pois, dependente da ligação deste último ponto à EN 270, na zona da rotunda das Barreiras Brancas, o que significa que falta cerca de ¼ da extensão da obra para a Circular Norte funcione como previsto, ligando a EN 270 e a EN 396 sem atravessar o centro urbano de Loulé.

Avenida do Atlântico sem ambição

Aproveitando esta ocasião, não podemos deixar de referir a alteração ao Projeto da Avenida do Atlântico, que inicialmente prevista com 4 faixas e 1000 metros de extensão, se viu reduzida, por opção do Executivo Socialista da Câmara Municipal de Loulé, a 3 faixas e 400 metros, com claro prejuízo para Quarteira e todos os seus habitantes. Uma vez mais, o Executivo de Vítor Aleixo prejudica Quarteira pela falta de investimento em infraestruturas, já que todas as concretizadas até ao momento tiveram como autores o Executivo do PSD.

 

 

Loulé, 07 de Fevereiro de 2017

Pela Comissão Política de Secção do PSD/Loulé

Gabinete de Comunicação do PSD/Loulé