O Porto de Sines recebeu este fim-de-semana o navio Evelyn Maersk, que tem um porte de 15.550 TEU, sendo o maior navio porta-contentores que já operou em Sines. Com um comprimento total (CFF) de 398 m e uma largura (boca) de 56,5 m, este navio apresenta um calado máximo de 16 metros e fez escala em Sines com proveniência do Porto de Tanjong Pelepas, na Malásia, e largou com destino ao porto de Le Havre, em França.

O Evelyn Maersk é um mega navio porta contentores que atinge quase os 400m de comprimento, com 56m de largura e um calado de 16m. Tem de igual modo a capacidade máxima de 14.770 TEUs, dos quais 1286 contentores refrigerados.

Sines é o seu primeiro porto de escala na Europa desde a sua partida da Malásia a 6 de Março, seguindo-se agora uma escala no porto de Le Havre.

Desde Janeiro deste ano que os serviços efetuados no âmbito da Aliança 2M entre a MSC e a Maersk, começaram a fazer escala no Terminal de Contentores de Sines, sendo expectável que tal contribua para um incremento de volumes de carga.

O aumento na quantidade e frequência de serviços das linhas de navegação que fazem escala no Terminal de Contentores de Sines será benéfico para os exportadores Portugueses, dotando-os de um acesso atempado e de baixo custo aos mercados internacionais. Neste contexto, o porto também deseja expandir a sua ligação ferroviária ao interior da Península Ibérica.  

 

Por Unimagem