Por: Padre Carlos Aquino | effata_37@hotmail.com

Na manhã de cada Domingo de Páscoa, corre sempre jubiloso pelo mundo inteiro um anúncio de esperança feliz e de vida. Mais importante e saboroso do que os ovos de chocolate, que a cultura comercial promove em sua honra. É a mensagem dos que, tendo entrado naquele dia no túmulo, viram os sinais da morte de Jesus, mas não o Seu corpo como tinha sido posto e acreditaram que Ele, o filho de Maria, o Emanuel e Cristo, havia ressuscitado verdadeiramente de entre os mortos como o tinha dito.

É a mensagem dessas testemunhas, que viveram estes factos e de quantos ao longo da história foram surpreendidos pela plenitude da esperança e da certeza da vida que dele dimana. A Páscoa, que celebramos todos os anos, é antes de mais uma profunda certeza de fé, que se projeta sobre a Igreja e sobre o mundo, com toda a frescura e novidade do grande acontecimento decisivo para a História dos homens. A Páscoa do Senhor Jesus é o maior dom de Deus concedido à humanidade, que permanentemente se renova em favor de quantos se dispõem a recebê-lo.

Páscoa é acontecimento de Misericórdia e perdão. Quem se abre ao perdão misericordioso do Senhor e transforma a vida no dinamismo do amor de Deus torna-se testemunha e mensageiro deste perdão e amor e assim converte o mundo à paz e ao bem. E quanto precisamos neste mundo ainda violento onde campeia a indiferença, as guerras e a morte, que sejam semeados o perdão e a paz como sementes de vida nova. A Páscoa é acontecimento do amor e da vida que vencem a morte. Aceitar o dom da vida nova que Jesus nos oferece com a sua Paixão, Morte e Ressurreição.

Os cristãos saboreiam pela graça do Sacramento do Batismo a verdade de passarem da morte para a vida. Unidos a Jesus, permanecendo no Seu amor vence-se o mal e o pecado e nos revestimos da luz. Páscoa é receber o dom da esperança fecunda que não ilude nem falseia mesmo no meio das grandes dificuldades e desencontros da vida. Na Sua Páscoa novos céus e uma nova terra se inauguram. Em Cristo, todas as coisas são recriadas no Amor e tudo ganha vida em abundância.

Páscoa é a festa da memória e testemunho. Como Jesus também nós devemos reconhecer e acolher as grandes maravilhas que o Senhor realiza por nós e connosco e aprender a passar pelo mundo a fazer o bem. Muitos dos nossos contemporâneos passam pela vida preocupados com tantas outras coisas: preocupam-se com o lucro, com o sucesso, a imagem e a carreira, com a honra e com o prazer!

Muitos encontram-se de mãos vazias e coração inquieto e insatisfeito, porque tiveram tempo para tudo, exceto para realizar a ternura, a bondade, o amor. Vivem tantas vezes no cinismo: conhecem o lucro das coisas, mas não o seu valor. São vidas que não se configuram à de Jesus, que passou, curando os doentes, enxugando lágrimas, perdoando os pecados, dando de comer aos famintos, infundindo esperança nos corações desesperados, testemunhando a Palavra que dá vida, no amor, dando-se até ao fim.

Em cada Páscoa somos convidados a passar com Ele para vivermos como Ele. Seja esta Páscoa a conversão da nossa vida a Jesus Cristo, o Senhor. Na alegria da vida nova que o Senhor Vivo nos concede, anunciemos a todos a plenitude da esperança e a certeza da vida: “Cristo, minha esperança, ressuscitou!”