Os algarvios conquistaram a sexta vitória em casa, num total de sete no campeonato, num jogo fraco, aproveitando um lance que deixou o Oriental reduzido a dez elementos, antes de, nos descontos, acabar com nove jogadores.
A equipa de Olhão subiu provisoriamente ao décimo lugar, com 25 pontos, enquanto os lisboetas, que perderam os dois centrais para o próximo encontro, foram ultrapassados pelo Leixões e estão agora na 23.ª e penúltima posição, com 15 pontos.
O equilíbrio marcou a primeira parte e, nos 30 minutos iniciais, houve algumas jogadas de perigo junto das duas balizas, com Moreira a defender um livre de Bruno Aguiar (13) e Mota a defender duas tentativas de Said (17 e 20, esta desviada para a barra), antes de Peter falhar, escandalosamente, com a baliza aberta, cabeceando para fora (28).
A qualidade do futebol piorou a partir da meia hora de jogo, com as duas equipas a somarem passes transviados e perdas de bola, um cenário que se manteve no segundo tempo.
Os treinadores esperaram tempo de mais para fazerem mexidas até que surgiu o momento da partida (71 minutos): Said apareceu isolado na área e foi travado por Hugo Grilo, que viu o cartão vermelho, com José Coelho a concretizar, de grande penalidade, o golo do triunfo.
Até ao fim, o Olhanense defendeu a vantagem no marcador - Murilo ainda desperdiçou uma boa ocasião, no minuto 90 -, enquanto o Oriental acusou o tento e acabou reduzido a nove elementos, por expulsão de Diego Tavares (90+1).
Jogo no Estádio José Arcanjo, em Olhão.
Olhanense - Oriental, 1-0.
Ao intervalo: 0-0.
Marcador:
1-0, José Coelho, 73 minutos (grande penalidade).
Equipas:
- Olhanense: Moreira, Rodolfo Lourenço, Virga, Coubronne, Tiago Duque, Ousmane Baldé, João Oliveira, Galassi (Murilo, 74), Januário, José Coelho (Leandro Borges, 88) e Said (João Falque, 80).
(Suplentes: Leo, Lucas Morelatto, Fábio Marinheiro, Murilo, Guilherme Ferreira, Leandro Borges e João Falque).
Treinador: Cristiano Bacci.
- Oriental: Mota, Amorim, Diego Tavares, Hugo Grilo, João Pedro, Sérgio Duarte (André Almeida, 76), Firmino, Tom, Bruno Aguiar, Peter (Saleiro, 76) e Fernando (Figo, 83).
(Suplentes: Rafael Marques, Saleiro, Valdo, Varudo, Pedro Mendes, André Almeida e Figo).
Treinador: João Barbosa.
Árbitro: Daniel Cardoso (Aveiro).
Ação disciplinar: Cartão amarelo para Januário (35), Sérgio Duarte (45+1), Diego Tavares (63 e 90+1) e Tom (82). Cartão vermelho direto para Hugo Grilo (71) e por acumulação de amarelos para Diego Tavares (90+1).
Assistência: Cerca de 300 espetadores.
Por: Lusa