26, 27 e 28 de Abril

O WFA – Walking Festival Ameixial chega à sua 11ª edição entre os dias 26 e 28 de Abril de 2024 na freguesia de Ameixial, no interior do Concelho de Loulé.

A esta região da serra algarvia regressam dezenas de caminhadas de características diversificadas, direcionadas a diferentes públicos, e outras atividades complementares, como workshops e conversas temáticas, além de muita animação e momentos de convívio. O programa inclui caminhadas de sucesso de outras edições, como a sempre especial Caminhada com o Pastor, no monte dos Vermelhos, ou a Caminhada da Escrita do Sudoeste, este ano numa nova versão; mas, como é hábito, reserva espaço para algumas novidades.

Entre as novidades pode destacar-se o envolvimento de aldeias e montes da freguesia, menos presentes noutras edições, como os Cavalos ou os Besteiros e ainda algumas caminhadas temáticas, com foco em atividades tradicionais da serra, nomeadamente a extração de cortiça.

Outro destaque são as várias opções de caminhadas dirigidas a famílias com crianças, de modo que os participantes de todas as idades possam usufruir deste evento, de forma criativa e em harmonia com a natureza.

Ao nível dos workshops, de notar um tema sempre relevante para quem tem de gerir percursos pedestres: a sua manutenção. No dia 27, a Associação Rota Vicentina vem falar da sua experiência em torno da manutenção da sua grande rede de percursos e da forma como envolve equipas de voluntários nessa missão. Será pelas 15h00 e aberto a todos interessados.

Nesta edição é renovada a parceria com a Domo Camp Portugal, que vai instalar uma glamping village nas imediações da aldeia, oferecendo uma opção adicional de alojamento no local e acrescentando mais uma experiência diferenciadora ao festival. As reservas estão já abertas aos interessados.

As inscrições estão disponíveis no website do evento – wfameixial.qrer.pt – onde será possível encontrar informações detalhadas sobre o programa, com a descrição das caminhadas, opções de alojamento, refeições ou transporte.

A entrada no festival tem o valor simbólico de 10€ e confere direito à participação em todas as atividades do programa, mediante inscrição prévia em cada uma delas e de acordo com a sua lotação específica. A entrada para crianças até aos 12 anos é gratuita, mas igualmente sujeita a inscrição obrigatória por motivos de seguro e de gestão da atividade.

O WFA regressa todos os anos à serra algarvia, promovido pela QRER – Cooperativa para o Desenvolvimento dos Territórios de Baixa Densidade, numa organização conjunta com a Proactivetur, nossa empresa cooperadora, e o Projeto Estela.

Como habitualmente, conta com o apoio da Câmara Municipal de Loulé, da Junta de Freguesia do Ameixial, do Clube Desportivo Ameixialense, e da Região de Turismo do Algarve, através da marca Algarve Walking Season, assim como de outros parceiros locais, nomeadamente da Decathlon, da VisaCar e da Ana Aeroportos.