A paróquia do Ameixial receberá no dia 6 de dezembro a imagem que vem diretamente da diocese de Braga. A chegada está prevista para as 15 horas desse dia e segue depois para Faro, para a receção no largo do Carmo pelas 18h. Segue-se a procissão até à Sé por algumas das principais ruas da baixa da capital algarvia e a imagem permanecerá na catedral até ao dia 8 de dezembro, sendo que pelas 15h desse dia se deslocará para Tavira, onde permanecerá até dia 11. Nesse mesmo dia, segue para Vila Real de Santo António, onde ficará até dia 14 de dezembro.
O destino seguinte é a paróquia de Ferreiras e ali ficará até dia 17, para depois rumar até Silves, com vista a participar, no dia 19 de dezembro, na celebração de abertura da porta santa, integrada no Jubileu da Misericórdia, que incluirá também a ação ‘10 Milhões de Estrelas – Um Gesto pela Paz’.
No dia 20 de dezembro, a imagem de Nossa Senhora regressa a Fátima para limpeza e manutenção, regressando ao Algarve apenas no dia 23. Nesse dia seguirá para Lagos, onde ficará até ao dia 26, seguindo depois para Portimão. Aí permanecerá até ao dia 29, seguindo para Quarteira, onde ficará até ao dia 31. No dia 31 chegará a Loulé e no dia 1 de janeiro de 2016 a imagem participará na eucaristia da solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus, presidida pelo bispo do Algarve, D. Manuel Quintas, pelas 15h, no Santuário de Nossa Senhora da Piedade, na Mãe Soberana, onde será realizada a abertura da porta santa. No final da celebração, acontecerá a despedida da imagem que seguirá para a Diocese de Santarém.
A imagem que vai percorrer o país é a que foi entronizada na Basílica de Nossa Senhora do Rosário em 2003 e que percorreu o mundo na década de 50 do século XX. Recorde-se que a imagem de Nossa Senhora de Fátima esteve no Algarve nas décadas de 40 e 50 e, mais recentemente, visitou todas as paróquias do Algarve entre 2007 e 2009, no âmbito do programa pastoral de seis anos que a Igreja algarvia viveu entre 2006 e 2012.
Por: VA / Sofia Coelho | www.fatima.pt