O Museu Municipal de Aljustrel promove, no próximo sábado dia 16, pelas 15 horas, a Caminhada «Na Rota dos Moinhos de Aljustrel».

Esta iniciativa está integrada nas comemorações do Dia Nacional dos Moinhos (7 de abril) e do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios (18 de abril), este ano, subordinado ao tema “Desporto, um Património Comum”. 

 A caminhada irá levar os participantes à descoberta dos moinhos de Aljustrel, incidindo mais propriamente sobre o moinho do Maralhas, uma vez que sobre os restantes existe pouca documentação.

 Devido à sua configuração geográfica, situada num vale entre colinas, existiram em redor da vila de Aljustrel cerca de 15 moinhos de vento. A grande maioria já desapareceu ou encontra-se ao abandono. Uma das exceções é o Moinho do Maralhas.

Situado numa elevação a sul da povoação, o visitante além de poder admirar este exemplar recentemente recuperado em funcionamento, pode ainda abarcar uma bela panorâmica de toda a vila.

O moinho deve o seu nome, provavelmente, ao seu proprietário de finais do séc. XIX. Posteriormente, já nos anos 40/50 do séc. XX foi conhecido por Moinho do Chico Moleirinho (proprietário desse tempo). Terá funcionado até aos anos 70 com outro moleiro.

O moinho do Malpique, que vem referido nos mapas mais antigos, é o que se encontra em ruinas no cerro em frente e que deve ter trabalhado até aos anos 40, sempre com aquele aspeto abandonado pois nunca foi rebocado nem caiado.

 A caminhada está aberta ao público em geral, e será acompanhada por uma técnica municipal. Para participar, não é necessário inscrição, basta comparecer, à hora prevista, junto ao edifício dos Paços do Concelho.  

 Caso as condições climatéricas, não o permitam, a caminhada será adiada.

 

Por: CM Aljustrel