O Município de Albufeira entregou esta manhã oito veículos às quatro freguesias do concelho, no âmbito da transferência de competências para as referidas entidades administrativas, num valor que ultrapassa meio milhão de euros.

Trata-se de um enorme investimento por parte da autarquia, refere José Carlos Rolo, que destaca “que o processo foi bastante participado, dinâmico e decorreu na sequência de uma avaliação bastante rigorosa, com a preocupação sempre presente de que a transferência de competências fosse devidamente acompanhada do respetivo envelope financeiro e dos meios humanos e materiais necessários, como foi o caso”. 

São oito as viaturas que as Juntas de Freguesia de Albufeira e Olhos de Água, Ferreiras, Guia e Paderne, receberam esta manhã, nos armazéns da Câmara Municipal de Albufeira, no valor total de 517.375 euros - um investimento efetuado no âmbito da delegação de competências do Município para as Juntas de Freguesia.

No momento simbólico da entrega das chaves das viaturas aos presidentes das quatro Juntas de Freguesia do concelho, o presidente da Câmara Municipal de Albufeira destacou que as viaturas têm características completamente distintas de acordo com as competências atribuídas e do trabalho desenvolvido por cada freguesia em particular, nomeadamente na área da deservagem, reparação de pequenos buracos no pavimento betuminoso de estradas e caminhos, entre outras responsabilidades. José Carlos Rolo frisou “que se tratou de um processo bastante participado e dinâmico, que envolveu a realização de várias reuniões de trabalho com todos os presidentes das Juntas de Freguesias, as quais contaram com o seu envolvimento pessoal, bem como de outros membros do Executivo e funcionários da autarquia”.

Refira-se que o princípio da Transferência de Competências para as Juntas de Freguesia assenta no fator de proximidade que permite prestar um melhor serviço à população. As viaturas, adquiridas pelo Município, bem como os respetivos seguros, já foram entregues e as freguesias já podem dar continuidade ao trabalho realizado na área das suas novas competências, agora, com melhores condições, maior eficiência e eficácia, destacou o autarca. 

Assim, a Junta de Freguesia de Albufeira e Olhos de Água passa agora a deter um veículo pesado de dois eixos, de caixa aberta, com um peso bruto 8,550 toneladas e báscula tribasculante, bem como um trator agrícola preparado para limpeza de bermas com comando digital, perfazendo um total de 144.025 euros

A Junta de Freguesia de Ferreiras vai dispor de dois veículos no valor global de 154.075 euros, sendo que um deles é uma máquina giratória de rodas de grandes dimensões e o outro é um veículo pesado de dois eixos, de caixa aberta, com um peso bruto 8,550 toneladas e báscula tribasculante.

 

Por: CM Albufeira